PUBLICIDADE

Seu filho pode estar usando mais pasta de dente do que deveria

Pesquisa descobriu que quase metade das crianças entre 3 e 6 anos usam muito creme dental; veja as consequências

14 mai 2019 - 19h50
Compartilhar
Exibir comentários

Desde qual idade você deixou de acompanhar a escovação de seus filhos? Muitas crianças podem estar em risco por usar muita pasta de dente. Um estudo descobriu que 40% das crianças entre 3 e 6 anos usam mais creme dental do que o necessário. E isso tem consequências para a saúde dos dentes em desenvolvimento.

Por LightField Studios
Por LightField Studios
Foto: Getty Images / Minha Vida

O ideal é que crianças menores de 3 anos usem apenas a quantidade do tamanho de um grão de arroz de pasta de dente. Entre 3 e 6 anos, a quantidade necessária é do tamanho de uma ervilha.

A pesquisa foi conduzida por cientistas da Associação Americana de Pediatria. Eles também descobriram que quase 80% das crianças iniciaram a escovação com mais de um ano. Além disso, aproximadamente um terço só escova uma vez ao dia. A recomendação é que comece com o nascimento dos primeiros dentes. O estudo foi feito com mais de 5 mil crianças norte-americanas.

Quais as implicações de usar muita pasta de dente?

"A ingestão excessiva de flúor enquanto os dentes estão se desenvolvendo pode resultar em alterações visivelmente detectáveis na estrutura do esmalte, como descoloração e corrosão (fluorose dentária)", afirma o estudo.

Na fluorose ocorre uma desmineralização dos dentes. "Podem surgir desde linhas opacas brancas finas cruzando a coroa dos dentes até casos em que o esmalte se rompe, deixando o restante pigmentado", descreve o odontologista Marco Antonio Manfredini, Secretário do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP).

Mas você pode se perguntar: o flúor não é um item importante para a proteção contra cáries? Certamente. No entanto, essas manchas aparecem quando há um excesso do mineral.

Minha Vida
Compartilhar
Publicidade
Publicidade