PUBLICIDADE

Narguilé é tão prejudicial ao coração quanto cigarro, afirma estudo

Pesquisadores da Califórnia concluíram que fumar narguilé endurece as artérias e aumenta os riscos de doenças cardíacas

7 ago 2018 - 14h15
Compartilhar
Exibir comentários

De origem árabe, o narguilé atrai muitos jovens - até porque seu sabor é bem mais doce que o cigarro tradicional. Há quem acredite que fumá-lo é uma alternativa segura para não comprometer a saúde - mas é aí que mora o engano.

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Los Angeles (UCLA), descobriram que fumar narguilé tem os mesmos efeitos cardiovasculares causados pelo cigarro. O estudo foi publicado no The American Journal of Cardiology.

Para testar sua teoria, os estudiosos analisaram os sinais vitais de 48 jovens saudáveis antes de fumar narguilé com sabor de frutas e os compararam 30 minutos depois do ato.

Os batimentos cardíacos dos participantes aumentaram, em média, 16 batimentos por minuto - a frequência normal em repouso varia de 60 a 100 bpm. Suas pressões sanguíneas e seus níveis de nicotina e monóxido de carbono também dispararam.

Além disso, os jovens apresentaram artérias mais duras. Esse endurecimento acontece devido ao acúmulo de placas (decorrente do hábito de fumar), que compromete a passagem do sangue para o coração, fazendo-o trabalhar mais.

Não por coincidência, os resultados foram praticamente os mesmos de outros estudos que já avaliaram os malefícios do tabagismo. E, por falar nele, aproveite para conhecer sete métodos que ajudam a parar de fumar.

Minha Vida
Compartilhar
Publicidade
Publicidade