Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Microtreinos fazem efeito? Cientista do esporte responde

Segundo especialistas, enquadram-se nesse estilo de exercícios as caminhadas curtas, as corridas, as brincadeiras com crianças e até a limpeza da casa

26 set 2025 - 15h40
Compartilhar
Exibir comentários

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda ao menos 150 minutos de atividades físicas de intensidade moderada ou 75 minutos de movimentos vigorosos por semana para manter o corpo saudável. Isso equivale a cerca de 30 minutos diários de exercícios. Muitas pessoas, no entanto, não conseguem separar esse tempo na rotina. Mas e se apostassem nos microtreinos?

Segundo especialistas, enquadram
Segundo especialistas, enquadram
Foto: se nos microtreinos as caminhadas curtas, as corridas e até a limpeza da casa - Canva Equipes/TrueCreatives / Bons Fluidos

O que são as microdoses de exercícios?

Essa estratégia, que tem se tornado alvo de debates no âmbito científico, consiste em praticar pequenas quantidades de atividades físicas ao longo do dia. Especialistas afirmam que se enquadram nos microtreinos as caminhadas curtas, as corridas, as brincadeiras com as crianças e até o esforço realizado na higienização da casa.

"Embora não sejam consideradas atividades vigorosas, podem contribuir para os minutos de intensidade moderada", disse o professor de Ciências do Exercício na Universidade da Austrália do Sul, Hunter Bennett, em um artigo publicado no 'The Conversation'. 

Mas, apesar de somarem para a contagem total de exercícios, essas microdoses de atividade física provocam algum efeito positivo no corpo? Para esclarecer essa questão, pesquisadores revisaram 19 estudos que envolveram mais de mil participantes.

Assim, eles descobriram que os voluntários que faziam três sessões de treinos de dez minutos por dia, cinco vezes por semana, apresentaram melhora na saúde cardiovascular e na pressão arterial, além de conseguirem controlar o colesterol e o ganho de peso.

Recomendações

Entretanto, de acordo com Bennett, quanto mais curta for a duração das atividades, maior deve ser a intensidade. "Isso significa que talvez seja necessário adaptar o exercício para aumentar o esforço. Por exemplo, um minuto de exercício em intensidade máxima pode equivaler a dois minutos de intensidade moderada", afirmou.

Por isso, para quem tem a possibilidade de optar por treinos prolongados, o profissional aconselha recorrer a eles, já que ainda favorecem o emocional, reduzindo sintomas de ansiedade e depressão. "Qualquer exercício é melhor do que nenhum. Se você tem pouco tempo, até três minutos por dia, divididos em três sessões curtas, já podem gerar efeitos positivos para a saúde", indicou.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Eduarda Santos Assad | Especialista em Movimento (@dudasparano)

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade