Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Microondas são perigosos para a saúde e os alimentos? Entenda o que diz a ciência

Muito comuns, os microondas são práticos e rápidos para o dia a dia; entenda como funcionam e se oferecem riscos para a saúde

17 jun 2025 - 11h02
Compartilhar
Exibir comentários

Prático, rápido e presente em quase todas as cozinhas, o microondas é aliado de quem busca otimizar o tempo na hora de preparar ou aquecer alimentos. Porém, existem algumas dúvidas: será que ele faz mal? Utilizar o eletrodoméstico pode afetar nossa saúde? E será que ele altera os nutrientes dos alimentos?

Será que os microondas são perigosos para a saúde? Entenda como eles funcionam e se alteram o valor nutricional dos alimentos
Será que os microondas são perigosos para a saúde? Entenda como eles funcionam e se alteram o valor nutricional dos alimentos
Foto: Reprodução: Canva/pixelshot / Bons Fluidos

Como funciona o microondas

O forno do microondas aquece os alimentos através da radiação eletromagnética não ionizante, com uma frequência de 2.450 MHz. Isso significa que ele faz as moléculas de água presentes na comida vibrarem, gerando calor - e, assim, cozinhando ou aquecendo os alimentos.

Mas diferente das radiações ionizantes, como os raio-x ou raios ultravioleta, o microondas não tem capacidade de danificar células, DNA ou provocar alterações químicas prejudiciais. Portanto, do ponto de vista científico, ele é seguro.

O microondas destroi nutrientes?

Essa é uma dúvida comum. Na verdade, qualquer método de cozimento (microondas, panela, forno, churrasqueira) pode causar perda de nutrientes, especialmente os mais sensíveis ao calor, como algumas vitaminas. No entanto, curiosamente, o microondas pode ser até mais eficiente neste sentido. Como ele aquece mais rapidamente, ajuda a preservar nutrientes que poderiam ser degradados com o calor prolongado.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Harvard, em 2021, descobriu que refeições preparadas no eletrodoméstico mantiveram um pouco mais de vitamina C do que as feitas no forno convencional. Outro estudo, de 2019, revelou que métodos rápidos, como a máquina ou cozimento no vapor, podem até aumentar a concentração de flavonoides, compostos benéficos para a saúde do coração.

Atenção aos plásticos!

O uso do microondas é seguro, mas há um ponto que merece cuidado: os recipientes plásticos. Quando aquecidos, eles podem liberar substâncias químicas que migram para a comida, representando riscos à saúde. Quando for esquentar um alimento, opte por recipientes de vidro. Desta forma, o eletrodoméstico seguirá um grande aliado na cozinha, ajudando a economizar tempo, energia e, ainda, preservando boa parte do valor nutricional das refeições!

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade