Saiba como decorar o ambiente com pallets de madeira

Peças podem ser usadas como base para diversos tipos de móveis na casa

27 dez 2017
08h00

Você já pensou em decorar sua casa de maneira sustentável e bonita? Os pallets de madeira são uma opção para dar um toque diferente ao ambiente. Ao mesmo tempo em que gasta pouco, você reaproveita um material que poderia acabar desperdiçado. E o mais legal é que ele pode ser trabalhado em casa e virar uma série de peças diferentes.

Pallets podem ser usados como base para uma cama estilosa
Pallets podem ser usados como base para uma cama estilosa
Foto: Shutterstock

Tamanho
Os pallets podem ter diferentes tamanhos, mas o mais comum mede em torno de 80 cm de largura por 1,20 m de comprimento, com cerca de 15 cm de altura. Se o móvel for maior que isso, é necessário juntar mais de um pallet para estruturar a base. Para consegui-los, procure em feiras ou em empresas que compram equipamentos montados em caixas sobre pallets. Em geral, eles são descartados, então não há problema em pedir. Há também lojas de decoração que os vendem.

Cuidados
Antes de utilizá-lo em casa, você precisa tomar alguns cuidados. Primeiro é preciso lixar a superfície para tirar lasquinhas de madeira que podem causar ferimentos, e limpá-lo. Também é interessante passar uma resina, mesmo que seja incolor, para proteção e impermeabilização. Caso queira brincar com as cores ao invés de usar a coloração natural, pode pintar com a tinta de sua preferência.

Confira algumas peças que podem ser feitas com pallets:

1 – Cama: As camas de pallets viraram uma febre nos últimos anos. É necessário juntar mais de um pallet para formar a medida do colchão escolhido. Caso queira, pode instalar rodinhas nas extremidades para movê-la com mais facilidade.

2 – Adega: Fazer uma adega para colocar seus vinhos com o pallet em cor natural deixa o ambiente com um ar rústico e ao mesmo tempo elegante. Para isso, você precisará empilhar diversos pallets, e aí é só encaixar as garrafas nos vãos que serão formados.

3 – Mesinha de centro: Para isso, você poderá usar apenas um pallet, caso queira uma mesinha pequena. Pinte da cor que quiser, instale rodinhas nas extremidades e procure uma tampa de vidro. Você pode mandar fazer em uma vidraçaria, com as medidas que precisar.

4 – Sofá ou poltrona: Você pode utilizar pallets empilhados para formar o assento da altura necessária, e juntar outros para criar o encosto do móvel. Depois, basta comprar almofadas para deixá-lo confortável. O legal desse móvel é que a parte de baixo pode ser utilizada para colocar livros, revistas, controles remotos, e outros objetos.

5 – Mesa baixa: Você pode montar uma mesa baixa para receber os amigos em um jantar descontraído. Basta juntar vários pallets e cobri-los com uma tábua, para deixar a tampa mais reta. É só colocar almofadinhas ao redor para todos sentarem, e você cria um ambiente aconchegante e descolado!

Fonte: CA
publicidade