Combine nichos para gatos com a decoração

Espaços para os bichanos subirem e brincarem são boa pedida para deixar a casa confortável para todos

15 dez 2017
12h52

Quem tem gato em casa sabe que os bichanos adoram subir em tudo o que podem. Janela, rack de TV, mesinha de centro, encosto do sofá, mesa, pia, cadeiras, estantes, enfim, qualquer lugar é um ímã para eles. E já que é quase inevitável que eles pulem de um lugar para o outro, que tal apostar em móveis para deixá-los também confortáveis na casa?

Crie espaços para seus gatos ficarem confortáveis em casa
Crie espaços para seus gatos ficarem confortáveis em casa
Foto: Shutterstock

Uma das opções disponíveis são os nichos para gatos afixados nas paredes. Os mais comuns são em formatos de cubos ou círculos, com as laterais fechadas, apenas com buracos em tamanhos suficientes para a entrada deles. O ideal é montar uma escadinha na parede, mais próxima do chão, para facilitar o acesso, e depois dispor alguns nichos em diferentes níveis de altura, para que os gatinhos passeiem de um para o outro.

Existem ainda no mercado conjuntos de nichos que se encaixam, formando um caminho com alturas diferentes. As opções com laterais vazadas são interessantes porque deixam os bichanos mais livres para observarem o movimento da casa.

 

Prateleiras com caminho
Outra alternativa legal são as prateleiras. Você pode fazer um caminho pelas paredes, interligando-as umas às outras em níveis como escadas. Vão servir de passada de um lado para outro, mas também como local de descanso ou soneca. Há modelos com caixinhas e arranhadores, onde eles podem brincar.

As janelas estão entre os lugares favoritos dos gatos, além de altas, atiçam a curiosidade deles. Mas nem sempre é possível deixá-las abertas para que eles subam. Uma boa opção são as caminhas presas no vidro com ventosas. Assim eles podem ficar lá deitados e ainda observarem tudo o que acontece na rua e dentro de casa.

Combine nichos e móveis
Que tal combinar os móveis de sua casa com nichos para os gatos? Um sofá com espaços embaixo do assento pode ser um atrativo para os gatos se esconderem para dormir. Se você não se importa com eles subindo em móveis, pode adaptar uma escada ao lado de um armário para facilitar o acesso, ou deixar espaços vazios em estantes de livros para eles se posicionarem.

Um problema comum de quem tem gatos são os móveis arranhados, em especial sofás e camas, que muitas vezes acabam destruídos pelas unhas dos bichanos. Para amenizar, os arranhadores são fundamentais. E como eles gostam de subir nas coisas, os modelos com diversos andares e nichos são ideais para entretê-los.

Fonte: CA
publicidade