Banheiro pequeno: saiba como deixá-lo funcional e organizado

Com espaço reduzido, esses ambientes precisam de atenção redobrada para serem melhor aproveitados

7 dez 2017
12h46

A construção de apartamentos menores é uma tendência nas grandes cidades, já que o espaço é sempre muito disputado. Por esse motivo, é comum as residências terem cômodos reduzidos, e um dos ambientes que mais sofrem com isso é o banheiro. Se o seu banheiro é pequeno, você pode ampliar o ambiente com alguns truques simples.

Banheiros pequenos pedem organização para ganhar mais espaço
Banheiros pequenos pedem organização para ganhar mais espaço
Foto: Shutterstock

Aposte em cores claras para os azulejos e a tinta, o que resulta em uma amplitude maior. O que também ajuda a ampliar a área é a instalação de espelhos. As portas, tanto para entrar, quanto as de armários e gabinetes, podem ser de correr. Dessa forma, elas ocupam menos espaço quando abertas.

A estocagem de produtos em banheiros pequenos pode ser otimizada com o uso de alternativas aos armários. O gabinete embaixo da pia é uma dessas opções e aproveita uma área que antes ficaria vazia. Nele podem ser colocadas caixas organizadoras para manter os produtos em ordem. Pense ainda em prateleiras nas paredes, desde que observada a profundidade, que não pode ser grande.

Pendure tudo o que puder
Se os armários em banheiros pequenos são um problema por ocuparem muito espaço, tente pendurar tudo o que puder. Use as paredes como aliadas para isso, com pequenos nichos, e aposte nos ganchos ao invés dos porta-toalhas tradicionais. Eles ocupam menos espaço e permitem que se pendurem mais coisas. Caso sua porta seja tradicional, use a parte interna para instalar os suportes. Isso vale para as dos armários e gabinete.

Dá para pendurar ainda itens no teto do banheiro. Há armações em rede que podem ser utilizadas dessa forma e servem para guardar produtos que precisam ficar com fácil acesso, como remédios, papel higiênico e produtos de beleza.

Os espaços no entorno do vaso sanitário também podem ser melhor utilizados. Se há um cantinho apertado, pode ser instalada ali uma pequena estante para guardar o papel. A caixa acoplada, presente em muitos deles, também é outro lugar para apoiar objetos. Você pode optar por usar prateleiras em aramados, que ajudam a visualizar o que está guardado e mantém tudo arejado, algo fundamental no banheiro, costumeiramente um lugar úmido.

Fonte: CA

compartilhe

publicidade
publicidade