Quer deixar um ambiente literalmente com a sua cara? Confira

Saiba como usar registros de momentos importantes na decoração da sua casa

20 dez 2017
08h00

Sabia que decorar a casa com suas próprias histórias nunca esteve tão em alta? Usar fotos para enfeitar paredes e superfícies é uma das grandes tendências, pois é uma forma de trazer cor e estilo, expondo boas lembranças. O resultado é mais aconchego e personalidade para o seu lar.

 

E para montar um mural em um dos cômodos não há muita regra. Isso vale para uma foto que você quer que reine absoluta na parede da sala, ampliada, ou reunir diversas em uma composição. Tudo depende do estilo que pretende dar ao espaço. Se a ideia é na linha mais clean, escolha uma foto que realmente goste muito, amplie de uma forma que fique harmônica no espaço que irá pendurar. Depois, é só escolher a moldura. Certo que o quadro vai mudar a cara do ambiente.

Aposte em molduras e fotos com tamanhos diferentes para deixar o espaço mais descontraído
Aposte em molduras e fotos com tamanhos diferentes para deixar o espaço mais descontraído
Foto: Shutterstock

Já nas composições, você pode brincar com vários formatos. Se quiser transmitir romantismo, que tal investir em corações? Se o seu estilo é o descolado, pense em formas geométricas, como o triângulo, exemplo.

Aposte em molduras
Para não errar aposte, no clássico. As molduras mais retas e fininhas costumam interferir pouco na imagem. São ótimas se você quiser destacar as fotos e ousar pouco. Para quem gosta de brincar com texturas, a dica é usar várias molduras diferentes em uma mesma composição. Outra mistura cheia de estilo é combinar tamanhos diferentes de moldura no mesmo conjunto.

Como fazer a composição dos quadros
Existem diversas maneiras de posicionar os quadros na sua parede. Confira algumas delas:

Grandeur: Feita com 4 quadros. Posicione os dois maiores (com medidas de 20x30cm) nas pontas e dois menores no centro (um pode ser 20x20cm e o outro 20x30cm).

Perfect Fit: Nessa composição, você utiliza cinco quadros ou mais, e vai encaixando os diferentes tamanhos. É importante escolher pelo menos duas molduras com tamanhos iguais (sugestão: 2 molduras de 8x10cm, 2 molduras de 10x20cm e uma de 16x20cm).
Chain reaction: Nesse estilo, você instala os quadros de maneira que eles formem uma linha única na horizontal, lembrando uma corrente (chain). Utilize 2 molduras de 8x10cm, 2 molduras de 5x7cm e uma de 11x14cm. Coloque a maior no centro.

Centered (centralizado): Um dos estilos mais clássicos. Uma moldura de 16x20cm vai ao centro, e outras quatro molduras de 5x7cm ao redor.

Nichos: nesse caso, você posiciona os quadros de forma a criar pequenos nichos. Por exemplo: em uma área superior da parede, coloque apenas fotos de uma viagem feita em família; em outro espaço, inclua fotos da infância dos filhos, etc. Você pode criar quantos nichos achar necessários.

Na prateleira: Se você tem uma prateleira na parede, retire os objetos de decoração e experimente colocar quadros com suas fotos e da família; aqui também vale apostar no mix de tamanhos de molduras.

Close knit: Nesse caso, você mistura diversos tamanhos de moldura, sem se preocupar tanto com a composição; o bacana desse estilo é que, além de trazer um ar descontraída, você pode acrescentar mais e mais quadros ao longo do tempo.

Simply Stated: Feito com 5 quadros, cria um efeito mais organizado. Utilize uma moldura de 20x10cm, outra de 16x20cm e outras três com tamanho 5x7cm. Posicione uma das molduras na vertical, no canto direito, a outra na horizontal, no lado oposto, e as três menores embaixo. 

Just because: Também feito com 5 quadros, nesse estilo você pode colocar uma moldura maior (16x20cm) em um dos cantos da parede, e outras menores ao lado. Para essas menores, utilize tamanhos de 8x10cm e 8x8cm.

 

Fonte: CA
publicidade