Organize sua casa para receber hóspedes; confira 7 dicas

Saiba o que fazer para manter os ambientes limpos e livres de bagunça

28 dez 2017
08h00
atualizado às 08h41

Com a chegada das festas de fim de ano, é natural que você receba visitas, inclusive para passar alguns dias dormindo na sua casa. É nessa hora que muita gente costuma ficar inseguro: o que fazer para deixar os hóspedes confortáveis e à vontade? O primeiro passo, é claro, é a organização dos ambientes. Se você cuidar disso, já estará no caminho para ser um bom anfitrião. Preparamos algumas dicas para ajudá-lo. Confira:

 

1 - Libere espaço na entrada e nas áreas de circulação
Já parou para pensar que seu hóspede chegará com malas, possivelmente algumas delas de tamanhos grandes? Libere espaço na entrada. Às vezes não percebemos, mas acumulamos objetos desnecessários em áreas da casa que precisam ser usadas para uma melhor circulação. Retire o que estiver atrapalhando a passagem, varra o chão e limpe as maçanetas. Com certeza é uma maneira de fazer seu hóspede sentir-se bem-vindo logo na chegada.

2 - Organize o quarto 
O ambiente onde seu hóspede vai dormir precisa ser o mais confortável possível. Se você não tem espaço para liberar um quarto só para ele, e vai fazer uma organização improvisada, capriche. Coloque um colchão de densidade suficientemente boa na sala ou em outro cômodo, cubra com um lençol limpo e confortável, e separe cobertas e travesseiros lavados. Se morar em um local mais frio e achar necessário, forre o chão para evitar a passagem de correntes de ar. Caso você tenha um quarto sobrando, abra espaço nas gavetas e armários para que sua visita possa guardar os pertences dela sem problemas.

3 - Limpe bem o banheiro
O banheiro é um dos ambientes mais importantes da casa. Como é um local de higiene pessoal, precisa estar limpo. Além de desinfetar bem o vaso sanitário, o box, a pia e os espelhos. Se você tiver muitos itens pessoais espalhados pelo banheiro, guarde-os em uma necessaire para abrir espaço para os pertences da sua visita. Deixe os papéis higiênicos à vista. Você pode também fazer uma cestinha com alguns itens de emergência, como sabonetes, fio-dental, desodorantes, etc.

Deixar roupas de banho limpas em cima da cama é uma maneira de fazer seu hóspede se sentir bem-vindo
Deixar roupas de banho limpas em cima da cama é uma maneira de fazer seu hóspede se sentir bem-vindo
Foto: Shutterstock

4 - Elimine o mau-cheiro
Retire o lixo da cozinha e dos banheiros, e revise os alimentos guardados na geladeira, para se certificar de que eles não estão vencidos ou cheirando mal. Verifique se as roupas de cama, mesmo as limpas, não estão com cheiro de mofo. Se tiver animais de estimação, mande-os para o banho. Abra a casa para que o ar fresco elimine possíveis odores ruins.

5 - Abasteça a geladeira
A maioria dos hóspedes têm bom senso e toma o cuidado de não abusar do dono da casa, ou seja, é provável que ele queira dividir as despesas, inclusive com comida. Mesmo assim, deixe alguns quitutes na geladeira e na despensa: frutas, frios, pão, manteiga. O básico para que ele possa fazer uma boquinha caso precise. E água, é claro. 

6 - Preste atenção aos detalhes
Deixe toalhas de banho limpas em cima da cama; organize tomadas em uma mesa próxima do local onde ele vai dormir para que possa carregar o celular e ligar o computador. Não esqueça de informar a senha do Wi-Fi. É de bom tom ainda deixar um pacotinho com amenidades no banheiro e seria uma gentileza se deixasse também uma lembrancinha no quarto, como um doce ou biscoito. Esses detalhes fazem a diferença e vão fazer sua visita se sentir bem-vinda!

7 - Informe as rotinas da casa
Deixe seu hóspede a par do que acontece no seu dia a dia. Se você trabalha durante a manhã e à tarde está em casa, informe. O mesmo vale para o caso de você passar o dia inteiro fora. Esse tipo de troca é importante para evitar confusões (ele chegar na sua casa em um momento que você não está, por exemplo) e também para fazê-lo se sentir confortável. Se você faz home office, avise que você estará em casa, mas não exatamente disponível.

Fonte: CA
publicidade