Manu Vidal, podólogo: "Andar descalço em casa melhora a saúde dos pés mais do que você imagina."
Se você adora andar descalço pela casa, está com sorte, porque é um hábito super saudável
Quantos de nós já ouvimos de nossos pais que não devemos andar descalços pela casa? Parece que esse lembrete ficou gravado em nosso subconsciente como um mantra, e sempre acabamos recorrendo a chinelos ou sandálias de dedo no verão. Bem, acontece que andar descalço em casa traz muitos benefícios para a saúde dos nossos pés — e essa não é apenas a nossa opinião, mas também a do podólogo Manu Vidal.
Na era do calçado minimalista, compreendemos perfeitamente essa prática. Descobrimos que hábitos como esse ajudam a ativar os músculos, promovem maior mobilidade e até melhoram a estabilidade ao caminhar. Além disso, contribuem para o fortalecimento das pernas, facilitam a ventilação da pele e podem ajudar a reduzir certos desconfortos ou inflamações na região.
O podólogo também aborda o uso generalizado de palmilhas ortopédicas. Ele enfatiza que esses produtos são indicados apenas em casos específicos e sempre sob a supervisão de um profissional. Além disso, destaca que seu uso não precisa ser indefinido; muitas vezes, à medida que a condição melhora, podemos começar a suspender o uso. O mesmo se aplica aos joanetes, já que o uso de sapatos apertados certamente agrava essa condição. Nesse caso, poder andar descalço é uma grande vantagem, pois nada respeita melhor o formato natural do pé do que a liberdade de movimento.
...
Veja também
Manu Vidal, podólogo: "Andar descalço em casa melhora a saúde dos pés mais do que você imagina."
Tratamento do câncer além da quimioterapia: qual é a importância do terreno metabólico?
Câncer de próstata: quando rastrear, como diagnosticar melhor e o papel da cirurgia robótica
Pancreatite aguda x crônica: entenda por que não são a mesma doença e o que muda no tratamento
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.