Má instalação do pisca-pisca provoca choque e até incêndio
Responsável por iluminar e dar cor à decoração de Natal, o pisca-pisca é um dos enfeites mais tradicionais da festa de final de ano e merece toda a atenção na hora de ser instalado, seja nos pinheirinhos, nas fachadas ou nos jardins. Isso porque a má utilização do item pode ocasionar desde um simples choque a até um grave incêndio.
Primeira providência para que as luzinhas deem um toque especial à casa com muita segurança é checar se em sua embalagem consta o selo de qualidade do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), além de se certificar da compatibilidade da voltagem entre o imóvel e o enfeite – 110v ou 220v -, para evitar curto-circuito, o principal causador de destruições por fogo.
Ao instalar a iluminação, fique atento ao manuseio para que um movimento brusco não rompa a camada de isolação do frágil fio e haja um choque elétrico. Também é arriscado fazer três ou quatro conexões na mesma tomada, devido ao risco de sobrecarga na transmissão de energia.
“Além disso, quando alguma emenda é necessária, deve-se utilizar plugs ou unir as extremidades de condutores, de modo a assegurar resistência mecânica adequada e um contato elétrico perfeito”, recomenda Alexandre Ortega, especialista em pequenos reparos da DDO - Desencantador de Obras. Já as ligações feitas em áreas externas precisam ser finalizadas com uma fita isolante de qualidade para evitar exposição à chuva e umidade, típicas nesta época do ano.
Ainda que toda a atenção seja dada, não coloque o pisca-pisca perto de enfeites de papel, plástico ou outro material inflamável da decoração da casa, como as cortinas. Desligue-o antes de dormir e sempre que sair de casa para não superaquecer o conjunto de lâmpadas.
Reutilização
Pode parecer uma tarefa difícil, mas usar as mesmas lâmpadas por mais de um Natal é possível. Para isso, sua remoção deve ser cuidadosa, além de acomodar as luzes dentro de uma caixa. Também vale apostar nas chamadas cordas luminosas, que são mais resistentes por terem LEDs instalados dentro de uma mangueira, que serve como proteção para o item.