Lagosta de 110 anos é poupada por restaurante e devolvida ao oceano
O crustáceo, que vivia há anos em um tanque de um tradicional restaurante de frutos do mar, ganhou uma nova chance de vida
Em um gesto que comoveu amantes da natureza e curiosos ao redor do mundo, uma lagosta de impressionantes 110 anos, batizada de Lorenzo, foi recentemente poupada do prato e devolvida ao seu habitat. O crustáceo, que vivia há anos em um tanque de um tradicional restaurante de frutos do mar em Long Island, Nova York, ganhou uma nova chance de vida em uma cerimônia simbólica de "perdão".
A história de Lorenzo, que pesava cerca de 21 quilos, ganhou destaque após a decisão dos proprietários do Peter's Clam Bar. O restaurante, que atua no mercado desde 1940, tinha a lagosta como uma atração à parte em seu aquário, chamando a atenção de visitantes por seu tamanho e longevidade. No entanto, em uma celebração que coincidiu com o Dia Nacional da Lagosta e o Dia dos Pais nos Estados Unidos, Lorenzo foi cuidadosamente reintegrado ao oceano.
Lagosta de 110 anos volta ao oceano
Yamali, um dos responsáveis pelo restaurante, expressou a emoção da decisão, afirmando que a escolha de libertá-lo era a mais correta. "Ele vai deixar saudades, com certeza. Mas acho que é melhor assim. Se ele morresse aqui, não seria uma boa lembrança. E, sinceramente, eu nunca teria coragem de vendê-lo", declarou Yamali.
A libertação de Lorenzo gerou repercussão internacional. Por isso, o restaurante celebrou nas redes sociais com a mensagem: "Um brinde às segundas chances e a uma vida cheia de 'conchas' de felicidade!". O caso de Lorenzo não é isolado.Em 2023, o estabelecimento já havia libertado outra lagosta centenária, apelidada de Lenny, com 111 anos.
No entanto, fica a dúvida: uma lagosta de cativeiro consegue sobreviver no oceano? Segundo o biólogo marinho Robert Steneck, em entrevista`a CBS, sim. Porém, a possibilidade de sobrevivência em mar aberto depende de como o animal ficou em cativeiro. Por fim, afirma que o ideal é devolver o crustáceo ao mesmo ambiente de origem.