Influenciadora relata sumiço de DIU; veja o que dizem especialistas
Nas redes sociais, Sofia Santino alertou sobre a necessidade de manter o acompanhamento médico, pois cada organismo reage ao método contraceptivo de forma diferente
Recentemente, um vídeo da influenciadora Sofia Santino, em que ela relata que o Dispositivo Intrauterino (DIU) desapareceu do seu útero, gerou repercussão nas redes sociais. Na publicação, a jovem contou que passou por duas avaliações médicas, mas o método contraceptivo não foi encontrado.
"O meu DIU sumiu. É meu sonho ser mãe, por isso eu tenho todo o cuidado do mundo para não engravidar, porque quero planejar. Mas, aparentemente, o meu útero está pronto para ter um bebê", brincou a influenciadora.
Afinal, o que explica o sumiço do DIU?
Após Sofia divulgar o episódio, que causou preocupação em muitas mulheres, especialistas se empenharam em esclarecer se é realmente possível o dispositivo simplesmente sumir. De acordo com ginecologista Tainá Pereira, o que pode ocorrer não é necessariamente o desaparecimento do método, mas sim o seu deslocamento pelo corpo ou até a expulsão espontânea.
No primeiro caso, o pequeno aparelho, inserido dentro da cavidade uterina, se move para uma posição diferente devido à diferenças causas. O posicionamento inadequado, conforme aponta a profissional no Instagram, é um delas. Ademias, o tempo de adaptação também pode influenciar. Por isso, é comum que esse processo aconteça nos primeiros quatros meses.
Outro fator capaz de ocasionar o deslocamento são as contrações uterinas, que também são responsáveis por expelir o dispositivo. A expulsão ainda se dá naturalmente, quando o organismo rejeita o aparelho. Em seu site, a médica Silvana Chedid afirma, contudo, que o fenômeno é incomum, mas exige atenção. Isso porque há a possibilidade do DIU perfurar o útero ou outras estruturas da cavidade abdominal.
Sinais e recomendações
Por isso, as especialistas orientam procurar atendimento médico ao primeiro indício de que o dispositivo "desapareceu". Os sintomas, segundo Chedid, incluem fortes cólicas e sangramento irregular. Além disso, a perda do fio, mesmo sem apresentar incômodos, já indica a expulsão ou a movimentação, como ocorreu com Sofia Santino.
"Pela segunda vez, o DIU não foi visto. A profissional que fez o exame comentou que já presenciou casos de dispositivos se deslocando pelo corpo. Isso reforça como é essencial manter o acompanhamento, porque cada organismo reage de uma forma", aconselhou a influenciadora.
Ver essa foto no Instagram