Influenciadora é internada após se automedicar com remédio para emagrecer; conheça os riscos
Nas redes sociais, Mayara Cardoso relatou ter apresentado episódios de vômito e diarreia ao ingerir um medicamento sem indicação médica
Mayara Cardoso usou as redes sociais na última quarta-feira (15) para deixar uma alertar e relatar a sua experiência com remédios para emagrecer. A influenciou contou que foi internada após se automedicar e apresentar complicações graves, como episódios frequentes de vômitos e até desidratação.
"Até quando vamos normalizar esse tipo de comportamento? Será que não é a hora de conversar sobre o quanto a gente se cobra e se maltrata buscando por uma beleza que não tem nada de bonito, é só um padrão? Sei que ainda tenho muito o que aprender, melhorar e me cuidar. Tudo isso aconteceu comigo essa semana. Recebi alta hoje do hospital, mas posso dizer que estou aberta a esse diálogo", afirmou.
Mayara detalha o episódio com remédio para emagrecer
Em uma publicação no Instagram, a influenciadora falou sobre abertamente sobre a sua relação com a imagem, afirmando que, devido às pressões sociais, já enfrentou fases difíceis pelo medo sofrer com julgamentos e comparações com outras mulheres. Nos últimos anos, contudo, ela estava cuidando tanto do emocional quanto do físico.
"Comecei a fazer atividade física diariamente, o que foi ótimo pra minha cabeça e, consequentemente, para meu corpo e para o trabalho. Desde então, descobri um 'caminho' pra ficar bem. Associei esse hábito a muitos outros, como acordar mais cedo, reduzir consideravelmente o uso de bebida alcoólica e, principalmente, me alimentar de maneira mais saudável", narrou.
Entretanto, recentemente, o receio de não se adequar aos padrões de beleza voltou a impactar seu psicológico, o que fez recorrer aos medicamentos para emagrecer. "Só que de uns tempos pra cá, parecia que nada do que fazia era suficiente. Apesar dos resultados aparentes (emagreci muito esse ano depois de ficar 8 meses sem beber), senti que precisava de algo a mais, de algo mágico, até porque 'todo mundo toma alguma coisa'. Foi então que resolvi tomar um remédio pra emagrecer sem nenhum tipo de acompanhamento, indicação ou necessidade", disse.
Entenda os riscos da automedicação
De acordo com Mayara Cardoso, o medicamento, que não possui aprovação da Anvisa, desencadeou episódios de vômito e diarreia frequentes. Como consequência, a influenciadora apresentou um quadro de desidratação. "Tive que correr para o hospital, fui socorrida por profissionais maravilhosos que deveriam estar cuidando de pessoas sem saúde e não de mim, que tava com a saúde 100% e fui inventar de maltratar meu corpo. Fiquei internada, sendo monitorada 24 h. E tudo isso pra quê?", questionou.
Especialistas explicam que casos como este ocorrem devido à automedicação e ao consumo excessivo de remédios irregulares, que resultam na intoxicação aguda. Em situações mais graves, a ingestão por conta própria pode causar crise de pressão alta, infarto do miocárdio, dependência e até derrame cerebral. Por isso, eles contraindicam utilizar remédios para emagrecer sem a orientação de um profissional.
"Existem atualmente medicamentos que podem auxiliar na perda e manutenção do peso, que devem ser prescritos apenas pelo médico, de preferência o endocrinologista. Ele vai avaliar a necessidade, qual o melhor remédio para cada caso e as contraindicações. Além de propor o tratamento é feito o acompanhamento clinico e com exames de laboratório", esclareceu o endocrinologista Paulo Rosenbaum, em entrevista à 'Agência Einstein'.
Ver essa foto no Instagram