Prática de surfe queima calorias e tonifica os músculos
No verão, os esportes praticados na água ganham ainda mais a atenção de homens em busca de atividades que despertem adrenalina e, ao mesmo tempo, definam o corpo. Vedete da estação nas cidades litorâneas, o surfe se destaca na lista de modalidades aquáticas que mais ajudam a tornear pernas, braços e abdômen, já que em uma hora de exercício é possível mandar embora cerca de 600 calorias.
Mesmo com a variação de ritmo do esporte, de acordo com as condições mar e do nível de conhecimento da prática, o surfe exige muita resistência dos membros superiores e inferiores. “É preciso muita força nos braços durante as braçadas, e também das pernas e do tronco para se equilibrar na prancha”, explica Luiz Balioli, professor de educação física da Brasil Surf School, de Curitiba.
Por promover movimentos completos por um longo período, o surfe é ideal para quem quer conquistar boa forma física sem enfrentar os circuitos de uma academia. Além disso, ao atingir diretamente os músculos estabilizadores do corpo - localizados no tronco - o surfe pode prevenir lesões na coluna.
Contudo, é preciso passar por uma avaliação médica antes de cair no mar, principalmente indivíduos com lesões anteriores à prática do exercício. “Coluna e articulações do joelho são muito forçadas durante o surfe, por isso, quem possui qualquer tipo de lesão nestas áreas deve procurar um médico antes de se aventurar”, explica Luiz.
Surfe na piscina
Para atender a demanda dos aspirantes a surfistas que moram longe da praia, academias do Brasil inteiro passaram a dar aulas dentro das piscinas: é o chamado surfe indoor. “Essa modalidade é ainda mais puxada, pois há menos descanso para o praticante. Em uma hora de aula é possível queimar até 1.035 calorias”, afirma o professor.
Nas aulas do surfe indoor, os alunos aprendem sobre o comportamento do mar e praticam no ambiente natural, pelo menos uma vez por mês. “Indoor ou de formam regular, o surfista aumenta o desenvolvimento físico e desenvolve flexibilidade de maneira natural e divertida”, comenta Luiz.