Hipnotizador ensina 7 dicas para "não encher a cara" nas festas
- Michelle Achkar
Guias de etiqueta familiar e empresarial são categóricos ao afirmar que não se deve "encher a cara" durante as comemorações de fim de ano. Mas essas regras não são muito respeitadas e são comuns os casos de bebedeiras em festas nessa época. Pois o hipnotizador inglês Kevin Laye escreveu um manual com exercícios que prometem diminuir a tentação e ajudar a evitar os vexames e as dores de cabeça no dia seguinte.
» Siga o Vida e Estilo no Twitter
» vc repórter: mande fotos e notícias
Positive Drinking: Control The Alcohol Before It Controls You! (Bebendo Positivamente: Controle o Álcool Antes Que Ele Controle Você!) sugere exercícios simples baseados na Teoria do Campo do Pensamento, que combate sentimentos, medos, aflições e dores físicas por meio da estimulação de pontos meridianos específicos com a pressão dos dedos em uma sequência exata, predeterminada.
"A época das festas é a mais difícil para resistir a tentações. É parte da natureza humana querer fazer parte de uma tribo e beber é uma forte pressão entre os colegas", disse o escritor ao jornal inglês Daily Mail.
Aprenda algumas técnicas ensinadas no livro:
Estabeleça previamente seu limite
Antes de sair, pense como seria a festa se bebesse com moderação e se passasse dos limites. Pense aonde está indo, o que fará e programe o quanto beberá, pensando na sua própria resistência ao álcool e foque nesse limite por alguns minutos.
Complete o exercício imaginando que está no seu bar preferido ou na casa de amigos e que está degustando vinho, cerveja ou sua bebida preferida e como é boa a sensação. Com essa imagem em mente, dê 20 batidinhas nas palmas das mãos e depois com dois dedos pressione os ossos logo abaixo do pescoço 10 vezes. Repita o processo. Depois tente se imaginar tomando mais um copo da mesma bebida e sentirá dificuldades.
Pressão nos olhos
Encontre a extremidade externa da cavidade ocular, em forma da letra V ou U e então, com os dedos indicador e o do meio, faça massagens circulares, cerca de 10 vezes, com um pouco de pressão. Depois faça círculos na outra direção.
Volte na direção anterior, fazendo mais pressão, no limite da dor, de novo 10 vezes. Mude novamente a direção, mas desta vez muito suave.
Depois do exercício, tente pensar em algo estressante. Será difícil devido ao efeito relaxante dos movimentos. E tem efeito principalmente sobre as pessoas que usam a bebida como meio para relaxar no fim do dia.
Goles de água
Beba água enquanto consome qualquer tipo de bebida alcoólica. Isso ajuda a controlar a velocidade do consumo do álcool e a manter o corpo hidratado, evitando a desidratação, principal causa da ressaca. O líquido a ser consumido junto pode também ser um suco, refrigerante, água tônica.
Não ceder a pressões
Fuja dos colegas que querem se embebedar e ficam pressionando para que você faça o mesmo. Mantenha-se firme e não ceda.
Álcool não faz bem para a beleza
Apesar de estudos que apontam que algumas bebidas possuem substâncias que fazem bem à saúde, o álcool não traz benefícios ao organismo e causa ressecamento, deixando a pele mais seca, causa dores de cabeça, inchaços, incluindo o rosto, contribuiu para aparecimento ou intensifica a celulite e engorda (pois é altamente calórico).
Pergunte ao seu dedão
Outra técnica sugerida no livro é de perguntar ao corpo se é hora de continuar ou de parar de beber. Uma sugestão é manter os pés levemente separados e paralelos, a coluna e cabeça retas. Depois, pergunte ao corpo se é uma boa ideia continuar bebendo e ele deve pender levemente para a frente. Caso você deva parar, ele penderá para trás. Se achar que pode parecer constrangedor fazer esse teste no meio de uma festa sem chamar a atenção, o autor indica esfregar os dedos indicador e dedão para saber a resposta. Pense na resposta ¿sim¿ e sentirá uma fricção suave, enquanto a sensação será mais forte se você tiver que parar.
Corte o desejo de beber
Pense na sua bebida favorita e depois pressione o dedo mindinho contra o dedão da mão direita. Mantendo a posição, imagine-se bebendo o líquido e veja como se sente. Potencialize as sensações boas.
Então afaste os dedos e imediatamente pense em outra coisa. Faça o mesmo exercício, mas desta vez pensando em algo ruim e pressionando os dedos da mão esquerda. Segundo Laye, foram criadas ferramentas que permitem acionar uma espécie de âncora positiva e negativa que pode ser acionada sempre que quiser. Ele afirma que, com prática, os dedos da mão esquerda, se pressionados, vão diminuir o desejo de beber, o que pode ajudar a manter a linha nas festas de fim de ano.