PUBLICIDADE

Elas falam o que pensam de rachar a conta do restaurante ou motel

Compartilhar

Você a convida para sair, passam o dia inteiro juntos, gastam com bebidas e refeições e, no final do dia, quem paga a conta? Alguns casais preferem dividir, enquanto outros ainda é o homem quem arca com as despesas. Para o segundo perfil, vale saber que não é preciso queimar todas as economias com a parceira e que as mulheres não se importam em ajudar na conta. "Com a independência feminina, dividir se torna uma coisa normal e quando isso não acontece parece que a mulher está se aproveitando da situação", disse a engenheira Talita Lourenço.

» Veja as fotos
» Siga Vida e Estilo no Twitter

» vc repórter: mande fotos e notícias

A responsabilidade de o homem ser o provedor de recursos financeiros ficou para trás, segundo as entrevistadas pelo Terra. Marina Kawata, coordenadora de idiomas, explicou que no passado era comum o homem pagar a conta toda, pois a mulher não trabalhava ou, se tinha uma renda, era mais baixa que a dele. Nos dias de hoje isso não faz mais sentido, as mulheres são independentes financeiramente. Para a assistente contábil, Thalita Augusto, "essa ideia era machista".

Na opinião da turismóloga Giovana de Oliveira, quando existe um casal, "às vezes um está mais apertado do que o outro, então vale ajudar". "Relacionamento é uma parceria, em todos os aspectos, até no financeiro. Quando o homem paga tudo e não me deixa dividir nada, eu me sinto até mal, não gosto", acrescentou Talita Lourenço.

Quando o parceiro está apertado de dinheiro, as entrevistadas também disseram que nam veem problema em pagar a conta toda. "Acho natural uma vez ou outra a muher pagar a conta, mas que isso não se repita sempre porque aí o cara aproveita", disse Thalita Augusto. Para a assistente de marketing Talita Almeida, arcar com todos os gastos só é problema quando vira um hábito. "O cara fica malandro mesmo e esquece que às vezes é bom ser um cavalheiro".

Outra situação que desagrada as mulheres é saber que o parceiro gastou o dinheiro que tinha com outras coisas e, na hora de sair para jantar, fala que "está duro". "Se ele não trabalha, acho compreensível, agora se ele gasta com outras coisas e na hora de sair comigo ele não tem, vamos ter uma discussão", disse Thalita Augusto. Marina, porém, ressaltou que é "legal o cara querer pagar um restaurante ou uma saída de vez em quando, só para variar".

Conta do motel

Na maioria das situações elas não se importam em pagar ou dividir, porém, quando assunto é motel, as entrevistadas mostraram uma opinião diferente. "Eu sou contra a mulher pagar, dividir tudo bem, mas ainda assim sou um pouco machista e acho que isso é responsabilidade dos homens", disse a analista de comércio exterior Jacqueline Siqueira. "Já dividi conta de motel. Hoje não quero mais", determinou a estudante de engenharia Thaís Bueno.

Para Marina, a mulher pagar o motel é estranho, mas se for uma data especial, por exemplo, o aniversário do namorado, tudo bem. "O homem pagar 100% soa melhor pra mim", confessou. Talita Lourenço concordou: "Esse é o tipo de conta que deve ser paga pelo homem. Agora, se você namora, acho natural dividir". Por outro lado, Thalita e Giovana disseram não se importar em rachar ou pagar a conta após a noite a dois.

Primeiro encontro

Quem não quer impressionar no primeiro encontro? Assim como as mulheres trocam diversas vezes de roupa em frente ao espelho, os homens também não querem fazer feito. Pensar em assuntos legais, deixar o carro arrumado, barba feita e escolher um lugar que impressione a pretendente estão entre as preocupações do público masculino. Um dos itens que não podem faltar no "checklist" é o cartão de crédito.

Sim, neste evento, vale se preparar para pagar a conta. "Eu creio que não vale dividir porque já é uma primeira vez que você vai sair com o cara, fica uma impressão não muito boa", justificou Talita Almeida. Porém, se não tiver dinheiro para pagar o restaurante do encontro, melhor avisar no momento do convite. "Acho que se a coisa for combinada com antecedência, não tem problema. O que não rola é chegar lá e o cara não ter como pagar", alertou Giovana.

Como pedir para dividir a conta

Se a parceira nunca se ofereceu para ajudar nos gastos, o conselho de Thalita Augusto é ser sincero. "Diga: 'quero sair, mas estou duro, vamos dividir', em um clima descontraído". Outro jeito de abordar a parceira é: "hoje não podemos sair, não tenho grana", sugeriu Jacqueline.

Marina aconselha a escolha por programas gratuitos, então, se a parceira quiser ir a um lugar mais caro, ele deve abrir o jogo e "dizer que está sem grana". "Cabe à mulher sugerir dividir a conta ou pagá-la toda, afinal, a sugestão foi dela", disse Marina. "O homem que não está financeiramente como ele deseja, deve deixar a mulher que ele gosta sabendo. O dinheiro não é o principal da conquista", afirmou a estudante de engenharia Thaís Bueno.

Mulheres à moda antiga

A aceitação em dividir ou pagar a conta não pode ser generalizada para o público feminino. Algumas ainda preferem que o parceiro resolva as questões financeiras após um jantar, cinema ou passeio no fim de semana. A assistente de marketing Talita Almeida mesmo, não costuma rachar os gastos com o namorado. "Acho muito boa a cultura de o homem pagar tudo", disse ela. Apesar disso, ela não se importaria em entrar nos moldes do "relacionamento moderno do meio a meio".

A estudante Thaís acha que o home arcar com as despesas "é um mimo que não pode faltar, mas que se tiver que dividir algumas saídas não tem problema, desde que não seja sempre". Apesar das conquistas femininas, ela acredita que o homem ainda é o responsável pelos gastos básicos do casal. "Eu adoro fazer surpresa, e pagar a conta pode ser uma dessas surpresas que eu tenha programado para agradá-lo".

Alguns casais preferem dividir, enquanto outros, ainda é o homem quem arca com as despesas
Alguns casais preferem dividir, enquanto outros, ainda é o homem quem arca com as despesas
Foto: Getty Images
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade