Ginástica com gripe
Bateu aquela tosse, aquela indisposição, o nariz entupiu e você começou a espirrar: lá vem o resfriado. Nessas situações, surge uma dúvida: fico de molho na cama ou posso praticar exercícios físicos? O dr. João Geraldo Simões Houly, médico pneumologista do hospital Santa Paula, em São Paulo, recomenda: dá para ir, sim, à academia. "De forma moderada, a ginástica pode minimizar os sintomas do resfriado", diz. "Ela ajuda na recuperação da doença".
» Leia também: vacine-se contra a gripe
» Leia também: gripe ou resfriado?
O American College of Sports Medicine concorda com a receita do dr. Houly. Um estudo publicado pela instituição diz que ¿praticar esportes elimina em até dois dias os sintomas do resfriado, já que estimula as células do sistema imunológico que combatem a infecção¿.
Isso não vale, no entanto, para quem estiver com febre alta, sentindo dores no peito e nas juntas. "Aí o ideal é descansar bastante e procurar um médico, pois nessa situação a atividade física não é nada recomendada", alerta o dr. Houly. "Nesse caso, exercitar-se só vai aumentar a vulnerabilidade do organismo e desidratar o paciente." O pneumologista avisa, ainda, que, se não tratada corretamente, "a doença pode evoluir para infecções mais graves, como pneumonia, sinusite, amidalite ou asma".
Fonte: Dr. João Geraldo Simões Houly, médico pneumologista e chefe da UTI do Hospital Santa Paula (SP)