PUBLICIDADE

Problemas na tireoide podem prejudicar fertilidade da mulher

15 jun 2012 - 09h24
(atualizado em 22/6/2012 às 12h11)
Compartilhar

Os distúrbios que afetam a tireoide podem ser mais uma causa dos problemas de fertilidade. O fenômeno acontece porque o ciclo menstrual e a ovulação dependem diretamente do bom funcionamento da glândula. Se há alguma irregularidade, o ciclo fértil da mulher também sofre mudanças, o que acaba interferindo na fertilidade feminina.

Os distúrbios que afetam a tireoide podem ser mais uma causa dos problemas de fertilidade. O fenômeno acontece porque o ciclo menstrual e a ovulação dependem diretamente do bom funcionamento da glândula
Os distúrbios que afetam a tireoide podem ser mais uma causa dos problemas de fertilidade. O fenômeno acontece porque o ciclo menstrual e a ovulação dependem diretamente do bom funcionamento da glândula
Foto: Shutterstock / Especial para Terra


De acordo com Marcio Coslovsky, ginecologista especialista em reprodução humana da clínica Huntington, os tratamentos dos distúrbios podem ser a solução para o problema de fertilidade. "Se a tireoide for a única causa, e a paciente for jovem, nós tratamos e ela vai tentar engravidar naturalmente. Caso a mulher já tenha idade mais avançada, vamos iniciar o tratamento para o distúrbio aliado a uma das técnicas de reprodução assistida", afirma.



Problemas na tireoide durante a gestação

Casos de descontrole do hipotireoidismo (quando a tireoide funciona menos que o necessário e o metabolismo fica abaixo do esperado) ou do hipertireoidismo (quando a glândula funciona de maneira muito acelerada) durante a gestação podem representar um grande risco para o bebê.

"Quando a tireoide de uma gestante funciona de maneira errada, as chances de abortamento no primeiro trimestre da gravidez são muito altas e a probabilidade de parto prematuro também é alta", diz Marcio.

Tratamento para mulheres grávidas

Segundo o médico, para passar bem pelos nove meses de gestação, a futura mãe deve tratar o distúrbio da tireoide e fazer um pré-natal que acompanhe o desenvolvimento da doença. A relação entre o obstetra e o endocrinologista deve ser efetiva durante o período.

As medicações que controlam o hipotireoidismo durante a gravidez podem ser as mesmas que são utilizadas em qualquer outra situação. A diferença é que ela é ministrada em doses maiores. No caso do tratamento para o hipertireoidismo, os remédios devem ser bem controlados, porque podem influenciar a saúde do feto.

Fonte: Cross Content
Compartilhar
Publicidade