Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Farinha da felicidade: conheça os riscos da tendência para emagrecer

A receita promete auxiliar na perda de peso, na saúde intestinal e no bem-estar, mas especialistas apontam que o milagre nutricional funciona mais na teoria do que na prática

24 set 2025 - 13h40
Compartilhar
Exibir comentários

Uma nova tendência ganhou destaque nas redes sociais, principalmente nos perfis de nutrição, nas últimas semanas: a farinha da felicidade. Composta por uma mistura de diferentes ingredientes, como aveia, chia, linhaça dourada, ora-pro-nóbis, fibra de maçã e maca peruana, a receita promete emagrecimento, regulação do intestino e sensação de bem-estar. Entretanto, especialistas apontam que o milagre nutricional amplamente divulgado funciona mais na teoria do que na prática.

A farinha da felicidade, composta de diferentes ingredientes, promete auxiliar na perda de peso, na saúde intestinal e no bem
A farinha da felicidade, composta de diferentes ingredientes, promete auxiliar na perda de peso, na saúde intestinal e no bem
Foto: estar - Canva Equipes/Tunaru Dorin's Images / Bons Fluidos

Farinha da felicidade: mito ou fato?

Em entrevista ao 'O Globo', a nutricionista Priscilla Primi explicou que, apesar de benéficas para a saúde intestinal, cardiovascular e imunológica quando ingeridas separadamente, a união das farinhas se mostra ineficaz para o corpo. Isso ocorre especialmente devido à forma de consumo, que tende a ser em proporções menores.

"Segundo os vídeos na internet, essa receita é recomendada em pouca quantidade. Normalmente, indicam uma colher de chá em 300 mililitros de água — tomar 30 min antes do almoço — e depois tomar por volta das 17h. Ou seja, não será possível alcançar os resultados prometidos. Essa quantidade não é capaz de preencher e nem dar essa sensação de saciedade", destacou.

Então, basta aumentar a ingestão da receita para obter os efeitos prometidos? A resposta é não. Especialistas alertam que o consumo elevado da farinha da felicidade pode causar efeito rebote. Eles explicam que, mesmo seguindo as quantidades recomendadas, a ingestão sem hidratação adequada já desencadeia a constipação intestinal, assim como o excesso.

Como usar os ingredientes para melhorar a saúde?

Por outro lado, os componentes, por si, em decorrência da presença de fibras e outros nutrientes, contribuem para a saciedade. Além disso, servem como alimento para as bactérias benéficas do organismo. Dessa forma, auxiliam no funcionamento da microbiota e da barreira intestinal.

A recomendação, portanto, é acrescentar uma ou duas farinhas de sua preferência à dieta, a fim de regular o metabolismo, controlar o peso e garantir disposição. Porém, é importante lembrar que essas vantagens só são possíveis quando há a combinação dos ingredientes com uma rotina de exercícios, um cardápio balanceado e boas noites de sono.

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade