Fabiana Justus revela como a terapia ajuda no processo pós-câncer: 'Estou conseguindo acessar emoções'
Em suas redes sociais, a empresária declarou que, após os tratamentos, teve dificuldade para falar sobre seus sentimentos e até chorar
Fabiana Justus desabafou, na última terça-feira (11), nas redes sociais, sobre como a terapia tem ajudado a enfrentar o pós-câncer. A empresária recebeu o diagnóstico de leucemia mieloide aguda em 2024, período em que também passou pelo tratamento e por um transplante de medula óssea.
"Acabei de terminar minha terapia e, gente, como eu chorei nessa sessão. Mas é bom, é muito bom colocar para fora", afirmou em um vídeo publicado no Instagram.
Fabiana Justus reflete sobre saúde mental
No relato, a filha do apresentador Roberto Justus detalhou que, depois do transplante, sentiu dificuldade em acessar certas emoções. De acordo com sua terapeuta, esse problema psicológico surgiu devido a um estresse pós-traumático, causado pela descoberta do diagnóstico e por todo o processo de recuperação.
'Ela (a profissional), inclusive, já falou que isso é um jeito do corpo se proteger. É como se fosse, aliás, não 'como se fosse', é um estresse pós-traumático, de quem vive momentos tão difíceis, como vivi e acaba se fechando para os sentimentos. É meio que o corpo falando assim: 'Deixa eu desligar isso aqui por enquanto, porque eu não sei lidar com isso. Assim,, conforme vou fazendo minhas sessões de terapia, vou abrindo de novo esses sentimentos. E hoje, gente… eu me debulhei de chorar", contou.
O pós é desafiador, mas dá para superá-lo com ajuda
Justus, citando uma fala da princesa Kate Middleton, também compartilhou as sensações, principalmente os receios, que aparecem após a luta contra a doença. "Todo mundo à sua volta, quando você tem um câncer e se cura, graças a Deus, sente que tudo voltou ao normal. Só que você, que é a pessoa que viveu aquilo, ainda está passando por tudo. Por exemplo: eu ainda vivo um tratamento de manutenção, tenho muitos medos e faço bastante exame", disse.
"Ainda não estou 100% como eu era… e acho que nunca mais vou voltar a ser quem era. Então, todas tem essa percepção de que a gente está normal… e não é isso. Não é bem assim. Eu ainda lido com várias coisas que nem adianta ficar falando aqui, mas só quero dizer tudo isso porque sei que devem existir outras pessoas que também viveram problemas parecidos e sentem essa mesma coisa que estou sentindo", complementou.
Por fim, a empresária destacou que, mesmo diante dos desafios físicos e psicológicos, tem se sentido bem por estar conseguindo se abrir e trabalhar o lado emocional. "Estou falando tudo porque esse pós acaba sendo um pouco solitário. Ninguém está dentro de você para sentir o que está sentindo, e ninguém sabe direito o que você sente. Mas eu estou feliz porque, pelo menos, estou conseguindo acessar essas emoções. Estou conseguindo pôr para fora e chorar", comemorou Fabiana.
Ver essa foto no Instagram