Fabiana Justus detalha processo de transplante de medula: 'Tudo feito pelo SUS'
Após receber comentário sobre "dinheiro comprar a chance de viver", Fabiana Justus esclareceu que seu transplante de medula foi realizado pelo SUS
Nesta quarta-feira (3), a influenciadora Fabiana Justus abriu o coração sobre seu processo de tratamento contra o câncer e fez um desabafo nas redes sociais. A filha de Roberto Justus respondeu um internauta que afirmava que o "dinheiro muitas vezes compra a chance de viver, como teria sido o caso dela".
Fabiana aproveitou para explicar como funciona o processo de busca por doadores de medula óssea. Segundo ela, muitos comentários partem de desinformação e acabam reforçando ideias equivocadas. "Existe muita confusão sobre esse assunto e acabam disseminando informações erradas. Isso é muito perigoso", declarou.
Processo realizado pelo SUS
A influenciadora ressaltou que não é necessário arcar com custos para ter acesso ao procedimento. Afinal, o sistema público de saúde disponibiliza todo o processo. "Quando o médico põe em um banco nacional para tentar encontrar um doador para seu paciente, ele também pode tentar colocar em um banco internacional, global, para ter mais possibilidade de achar. E não precisa gastar dinheiro para isso. É feito pelo SUS [Sistema Único de Saúde]", completou.
No fim de seu relato, Fabiana reforçou que seu transplante também foi realizado por meio do sistema público: "Meu transplante, o trajeto da medula nova de lá [de fora do Brasil] para cá, isso foi tudo feito pelo SUS. Não foi dinheiro que comprou minha medula. Sei que tenho acesso a médicos excelentes e não estou ignorando esse fato, mas cuidado com as informações que vocês disseminam por aí, que não são corretas. E não existe fila de transplante de medula óssea", concluiu.
O histórico da luta contra a doença
Fabiana Justus recebeu o diagnóstico de leucemia mieloide aguda em janeiro de 2024. Os primeiros sintomas apareceram de forma repentina e mudaram completamente sua rotina. Após meses de tratamento intensivo, incluindo o transplante de medula, a influenciadora entrou na fase de manutenção e vem retomando gradualmente seu dia a dia.
Sempre transparente com seus seguidores, ela utiliza suas redes para mostrar que os pacientes podem encarar o câncer não como um ponto final, mas sim como um capítulo difícil que pode superar-se.