Existe uma forma perfeita de perguntar. Se você fizer como este especialista em comunicação, vai ganhar mais poder
Técnica simples ajuda a transformar qualquer conversa e tornar você mais persuasiva no trabalho e na vida pessoal
Tendemos a achar que fazer perguntas nos torna vulneráveis — ou que, ao perguntar, os outros podem pensar que somos ignorantes, especialmente no ambiente de trabalho. Isso também acontece quando buscamos conselhos, e acaba prejudicando nossas chances de sucesso.
Uma série de estudos da Escola de Negócios de Harvard, em parceria com Maurice E. Schweitzer, professor da Wharton School da Universidade da Pensilvânia, mostra o contrário: pedir conselhos afeta como os outros percebem nossa competência — para melhor. A pesquisa indica que somos vistos como mais inteligentes e capazes.
Com as perguntas, o efeito se repete. Quando sabemos perguntar da maneira certa, podemos nos tornar mais influentes e até fazer com que as pessoas ao nosso redor reconsiderem suas opiniões, segundo Matt Abrahams, especialista em comunicação da Universidade Stanford.
"Fazer uma pergunta coloca você numa posição de poder", explicou ao CNBC Make It. "Na verdade, eu posso aumentar meu status e diminuir o seu quando faço uma pergunta desafiadora." Mas, claro, é preciso saber formular boas perguntas.
Como fazer boas perguntas, segundo um especialista em comunicação
...
Veja também
Pessoas que costumam falar assim transmitem mais empatia e respeito e nem percebem