Esta simples posição do banco do carro pode salvar sua vida; veja porque
Postura inadequada ao volante pode reduzir tempo de reação, comprometer sistemas de segurança e agravar lesões em colisões, afirma Sociedade Brasileira do Trauma Ortopédico
Muitas vezes, por optarmos pelo conforto, acabamos deixando o banco do carro fora da posição correta. Dessa forma, nossa segurança pode ser afetada, pois acaba influenciando diretamente no tempo de reação, eficácia dos sistemas do veículo e na gravidade das lesões em caso de acidente. Saiba como:
A posição do banco do carro pode acabar salvando sua vida
De acordo com dados do Ministério da Saúde, em 2023, ocorreram mais de 33 mil mortes no trânsito brasileiro. O motivo de diversas delas foi por uma má regulagem no banco do carro. Sendo assim, a Sociedade Brasileira do Trauma Ortopédico ensinou qual é a postura correta.
"A prevenção começa antes mesmo de ligar o carro. Regular corretamente banco, encosto e cinto de segurança são gestos simples, mas que podem salvar vidas e evitarem sequelas graves em acidentes", afirma o diretor da SBTO, Dr. Caio Zamboni. Ademais, há também os ajustes básicos, que são bem importantes. Sendo assim, sempre mantenha os joelhos levemente flexionados, os braços dobrados em, aproximadamente, 120 graus, e o encosto da cabeça alinhado ao centro da mesma.
O que não fazer
"Um banco muito afastado faz com que o motorista tenha de esticar os braços e pernas, diminuindo o controle do veículo e aumentando o tempo de resposta em emergências. Já muito próximo do volante, o risco de lesões no tórax e nos membros superiores, em caso de colisão frontal, aumenta significativamente, pois o corpo não tem espaço para absorver o impacto corretamente", acrescenta.
Além da perda de reflexo, a posição inadequada também pode comprometer o funcionamento de itens de segurança. Por exemplo, o cinto de três pontos e os airbags.
*Matéria feita em parceria com Predicado Comunicação