Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Esses sinais indicam que algo está errado no seu treino; veja

Os erros no treino podem estar relacionados tanto à intensidade quanto à regularidade, à execução exercícios e até à alimentação complementar

21 jan 2026 - 12h04
Compartilhar
Exibir comentários

Ao iniciar na academia, é comum que o organismo demore para se adaptar à nova rotina de atividades físicas. Nesse período, podem surgir incômodos e os resultados tendem a aparecer de forma mais lenta. No entanto, quando a fase se prolonga excessivamente, isso pode ser um indicativo de que há algo errado com o treino. Outros sinais, segundo especialistas, estão relacionados tanto ao tipo de atividade quanto à intensidade e à frequência dos exercícios.

Os erros no treino podem estar relacionados tanto à intensidade quanto à regularidade, aos próprios exercícios e até à alimentação
Os erros no treino podem estar relacionados tanto à intensidade quanto à regularidade, aos próprios exercícios e até à alimentação
Foto: Getty Images Signature/mediaphotos / Bons Fluidos

Efeitos do treino inadequado no corpo

Entre os sintomas iniciais causados pela realização incorreta dos movimentos está a dor aguda. Profissionais explicam que, em geral, o treino tende a provocar desconfortos em decorrência da necessidade de recuperação muscular. Os incômodos, contudo, desaparecem em até 72 horas. Por isso, quando persistem por mais tempo e começam repentinamente, podem indicar lesões mais graves ou sobrecarga excessiva.

Além disso, exercícios inadequados desencadeiam o overtraining, condição associada ao aumento do estresse e da fadiga, decorrentes do esforço excessivo e da piora na qualidade do sono. Esses fatores, por sua vez, dificultam a regeneração muscular. Outros problemas incluem alterações de humor e o enfraquecimento do sistema imunológico, provocados pela desregulação do metabolismo que ocorre quando não há equilíbrio entre a intensidade das atividades e os recursos disponíveis para a recuperação.

Em entrevista à 'CNN', o educador físico, Breno Daniel Santos Oliveira, muitas vezes, a causa do cansaço, das dores e da insônia, também está relacionada à má alimentação. "Comer bem, com qualidade, equilíbrio e atenção aos nutrientes ajuda a reduzir a fadiga, fortalecer a imunidade e acelerar a recuperação. Às vezes, o que está faltando para evoluir não é treino, é comida boa e sono reparador", esclareceu.

Assim, como consequência, tanto o treino inadequado quanto a dieta incorreta podem levar a uma demora maior, de até semanas, para o ganho de força e resistência. A recomendação, portanto, é observar esses sinais e buscar evitá-los por meio de uma alimentação equilibrada e do respeito não somente ao período de descanso, como aos limites do corpo.

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade