Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Esse planta é o melhor remédio natural contra a dor nas costas

Por apresentar propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e analgésicas, a flor amarela também alivia incômodos causados por artrite e artrose

5 set 2025 - 17h39
Compartilhar
Exibir comentários

A Organização Mundial da Saúde alerta que "até 80% dos adultos terão dor nas costas pelo menos uma vez na vida". A condição tem se tornado cada vez mais frequente devido ao aumento do uso de telas e ao sedentarismo, o que leva a um maior consumo de medicamentos. Uma alternativa natural, no entanto, é a arnica, uma planta com menores efeitos adversos.

Por apresentar propriedades anti
Por apresentar propriedades anti
Foto: inflamatórias e analgésicas, a flor alivia dor nas costas, além de incômodos causados por artrite e artrose - pixabay/GoranH / Bons Fluidos

Remédio natural contra a dor nas costas

Nativa da Europa e da América do Norte, a flor amarela possui compostos bioativos com propriedades inflamatórias, antioxidantes e analgésicas, como flavonoides, ácidos fenólicos e lactonas sesquiterpênicas. Segundo especialistas, essas substâncias atuam sobre células e enzimas responsáveis pelo incômodo, ajudando a reduzir dores e inchaços.

Por isso, diversos estudos apontam que a planta pode ter um efeito semelhante ao de medicamentos convencionais no alívio de desconfortos nas costas. Além disso, por ser uma alternativa natural, apresenta poucos efeitos colaterais e tem um custo menor. Outras pesquisas ainda sugerem que ela melhora inflamações associadas à artrite e à artrose, além de auxiliar no tratamento de dores de cabeça, menstruais e pós-cirúrgicas.

Estudiosos recomendam, então, aplicar diretamente na pele de duas a três vezes ao dia. É importante, contudo, evitar o consumo oral e usar em feridas abertas. Ademais, profissionais contraindicam a arnica para crianças menores de 12 anos, gestantes ou mulheres em período de amamentação.

Caminhadas diárias ajudam a prevenir as dores

Sabe aquelas caminhadas longas que fazemos na praia ou em parques nos dias ensolarados? De acordo com um novo estudo publicado na revista científica JAMA Network Open, elas também deveriam estar presentes no dia a dia, pois atuam como uma forma de proteção contra as dores nas costas.

A Organização Mundial da Saúde aponta a dor lombar como a principal causa de incapacidade. Por isso, focados em encontrar meios para evitá-la, cientistas decidiram investigar se a solução estaria nas atividades físicas. Confira a matéria completa. 

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade