Esse hormônio te engorda e não vai deixar você queimar gordura de jeito nenhum até mantê-lo sob controle
Especialista revela como o excesso desse hormônio atrapalha o emagrecimento. Descubra o que fazer para equilibrá-lo!
Você pode estar fazendo tudo certo: alimentação balanceada, treino em dia, sono regulado… mas a balança insiste em não colaborar. E antes que pense que o problema está em você, vale a pena investigar um possível culpado que pouca gente considera: o cortisol - também conhecido como o hormônio do estresse.
Quando está desregulado, ele não só atrapalha o processo de emagrecimento, como pode ser o responsável por aquele acúmulo de gordura na região abdominal que parece não desaparecer por nada. Isso porque o cortisol, quando permanece elevado por muito tempo, envia ao corpo o sinal de que é necessário guardar energia — o que significa, para o organismo, armazenar gordura em vez de queimar.
A boa notícia é que é possível controlar os níveis de cortisol e destravar o emagrecimento. A seguir, você vai entender melhor como esse hormônio funciona, por que ele atrapalha a perda de gordura e o que fazer para mantê-lo equilibrado.
Por que o cortisol pode dificultar a perda de gordura?
Quando o assunto é emagrecimento, muita gente pensa logo em cortar calorias, intensificar o treino ou reduzir os carboidratos. Mas existe um fator que pode estar sabotando todo esse esforço — e que nem sempre recebe a atenção devida: o cortisol.
...
Veja também
Cortisol alto: o que significa, sintomas e tratamento
Com quantos anos você descobriu que não precisa treinar todos os dias para emagrecer?
Esses 4 alimentos têm um hormônio que te ajuda a perder peso
7 formas de emagrecer bebendo água em jejum pela manhã
É verdade que água com limão emagrece? Nutróloga esclarece dúvidas!