Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Esse grão supernutritivo pode substituir o arroz; confira

Diferente do tradicional, a versão japonesa não perde nutrientes durante o processamento industrial, preservando seus benefícios para o organismo

20 out 2025 - 13h39
Compartilhar
Exibir comentários

O arroz é um dos principais ingredientes do prato diário dos brasileiros. Mais do que um simples acompanhamento das proteínas, esse alimento fornece vitaminas, minerais e fibras essenciais ao organismo. A variedade tradicional, no entanto, costuma perder parte de suas propriedades durante o processo de industrialização, algo que não ocorre com outros tipos que vêm ganhando destaque por ser terem um alto teor nutritivo, como o yamaní.

Diferente do arroz tradicional, a versão japonesa não perde nutrientes durante o processamento industrial, preservando seus benefícios
Diferente do arroz tradicional, a versão japonesa não perde nutrientes durante o processamento industrial, preservando seus benefícios
Foto: Canva Equipes/ildipapp / Bons Fluidos

Conheça o arroz e seus benefícios

Nativo do Japão, o grão, que apresenta um sabor mais adocido, é rico, principalmente, em fibras. De acordo com especialistas, ele pode conter de 1,8 a 2,5 gramas desse componente a cada 100 gramas, assim como outras variedades integrais. O arroz tradicional, por outro lado, apresenta somente 0,4 gramas por porção.

Dessa forma, o yamaní se mostra mais eficaz no processo digestivo, ajudando a manter o microbioma equilibrado e a prevenir a constipação. Outro benefício é a regulação dos níveis de açúcar no sangue. Pesquisas apontam que um índice glicêmico mais baixo e a redução do risco de diabetes estão associados ao grão, que possui um IG entre 50 e 55, enquanto o arroz chega a até 90.

Além disso, a versão japonesa também apresenta em sua composição vitaminas do complexo B e minerais, como fósforo, potássio e magnésio. Essas substâncias detêm propriedades antioxidantes, que protegem as células de danos causados por radicais livres, diminuindo as chances de desenvolver inflamações e doenças crônicas.

A ingestão do alimento, em decorrência de seus nutrientes, ainda auxilia no funcionamento do metabolismo e favorece a saúde do coração. Por isso, profissionais orientam substituir o grão tradicional pelo yamaní. É importante, contudo, atentar-se ao tempo de cozimento para evitar a perda de seus componentes benéficos.

Portanto, a dica é deixá-lo de molho por até quatro horas e, em seguida, cozinhá-lo em fogo baixo por 40 a 45 minutos. Essa recomendação vale para uma xícara de arroz yamaní combinada com três de água. Ademais, para potencializar sua ação no organismo, você pode acrescentar ao prato leguminosas, laticínios, carnes ou peixes, que são fontes de proteína.

@paulinacocina Seguimos con esto no? Qué dicen? ⏰⏰⏰ Me siguen si quieren ver más.La # receta lleva: PuerroJengibreAjoManzana#Arroz yaman ♬ sonido original - Paulina Cocina
Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade