Esse é o segredo para continuar amamentando após a licença-maternidade, segundo especialista
Algumas estratégias são fundamentais para mães que desejam continuar o aleitamento materno após voltar à rotina profissional
Para muitas mulheres, a volta ao trabalho é um dos momentos mais delicados do pós-parto. Com a readaptação à rotina profissional, surge a preocupação: "Será que vou conseguir continuar amamentando?". A boa notícia é que, sim, é possível. Com informação, planejamento e apoio, a amamentação pode e deve continuar mesmo após o fim da licença-maternidade.
Como é possível continuar a amamentar após o retorno ao trabalho?
A produção de leite responde ao estímulo: quanto mais o leite é retirado (pela sucção ou por ordenha), mais é produzido. Por isso, é importante que, mesmo longe do bebê, a mulher mantenha a retirada regular do leite por meio de bomba ou ordenha manual. O ideal é que isso seja feito, sempre que possível, nos horários em que o bebê mamaria.
Uma das estratégias que ajudam é a criação de um "estoque de segurança" antes da volta ao trabalho. Nas semanas anteriores ao retorno, a mãe pode começar a armazenar pequenas porções de leite no congelador, garantindo mais tranquilidade no início da nova rotina.
Como manter a produção de leite
Outro ponto importante é a escolha dos utensílios para oferecer o leite ao bebê durante a ausência da mãe. Recomenda-se o uso de copinhos, colheres dosadoras ou copo de transição, evitando a mamadeira, que pode causar confusão de bicos e fluxo, prejudicando a amamentação. É fundamental que quem cuidar do bebê durante o dia saiba oferecer esse leite de forma segura e respeitosa.
...
Veja também
Amamentar dói? Entenda por que isso não deveria acontecer
Amamentação em livre demanda: quais os benefícios?
Até quando a criança pode mamar? Conheça os benefícios e os mitos da amamentação prolongada
Esse é o segredo para continuar amamentando após a licença-maternidade, segundo especialista