Essa é a verdadeira razão pela qual seu cabelo começa a cair mais após os 45
Os ajustes biológicos típicos dessa fase da vida afetam o crescimento e a força dos fios; entenda mais
Os impactos que a menopausa causa na vida das pessoas que menstruam são inúmeros. Além das fortes ondas de calor, das oscilações de humor e das transformações no aspecto da pele, as mudanças hormonais podem provocar ainda alterações capilares.
Nesta fase, é comum que as mulheres percam em média 40% do volume total dos fios, notando uma queda intensa e cabelos mais finos e quebradiços. Entenda por que a menopausa provoca a queda de cabelo e as formas de lidar com o problema.
O que causa queda de cabelo na menopausa?
A queda de cabelo durante a menopausa é causada pela diminuição dos níveis do hormônio estrogênio, explica Ana Valadares, ginecologista membro da Comissão de Climatério da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).
"A diminuição nos níveis de estrogênio interfere na produção de colágeno - o principal responsável pela saúde capilar. Pode haver também um aumento da produção de andrógenos (um grupo de hormônios masculinos) que, por sua vez, reduz os folículos capilares e pode causar queda de cabelo", esclarece.
Saiba mais: Hormônios femininos: quais são, para que servem e exames
Apesar de ser um sintoma comum da menopausa, a queda de cabelo pode se tornar um fator de alerta. Segundo a profissional, histórico familiar de alopecia, aumento acentuado da queda capilar, presença de dor ou coceira e couro cabeludo avermelhado ou escamoso são indicativos de que o quadro merece atenção especial.
...
Veja também
Menopausa: sintomas, estágios e tratamento
Queda de cabelo: o que causa e como tratar
A França recomendou que seus cidadãos limitem o consumo de soja: qual o problema nisso?
A menopausa do século XXI: por que as mulheres estão sofrendo mais do que suas avós?