Essa doença, da qual você provavelmente não ouve falar há anos, está voltando segundo o Ministério da Saúde
Veja como identificar os sintomas, quando procurar ajuda médica e a importância da vacinação para prevenir essa doença
Nos últimos meses, o Brasil tem visto um aumento significativo nos casos de uma doença respiratória altamente contagiosa que muitos pensaram que havia ficado no passado: a coqueluche.
Nesta segunda-feira, 8 de junho, a Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro (SES) emitiu um alerta para a população sobre o aumento dos casos de coqueluche no estado que, de acordo com dados colhidos até a última quinta-feira (4), já somam 34 em todo o estado.
O Ministério da Saúde também emitiu uma nota destacando a ocorrência de surtos da doença em países da Ásia e Europa e recomendou a ampliação e intensificação da vacinação contra a coqueluche, além do fortalecimento das ações de vigilância epidemiológica da doença no Brasil.
"A coqueluche é mais comum do que as pessoas imaginam. Mas, como os sintomas são parecidos com os da gripe, o problema acaba recebendo menos atenção do que deveria", explicou a pediatra Luíza Helena em entrevista anterior ao MinhaVida.
A seguir, confira mais detalhes sobre o comunicado do Ministério da Saúde, o que é a coqueluche, os principais sintomas que indicam a doença, tratamentos e os primeiros sinais que apontam a necessidade de procurar ajuda médica.
Coqueluche: Ministério da Saúde faz um comunicado sobre a doença
...
Veja também
Tipos de tosse: quando o sintoma é preocupante?
Tosse com catarro verde: o que significa e como tratar
Não é só a mãe: familiares próximos também devem se vacinar durante a gravidez
Xarope para tosse seca: 4 opções incluindo fórmulas naturais para alívio rápido
Por que será que pessoas com enxaqueca recorrem ao refrigerante de cola quando estão com dor?