PUBLICIDADE

Emagrecimento: 4 mitos e verdades sobre alimentação

É um conjunto de teses que impede o "terrorismo nutricional"

9 nov 2023 - 11h49
(atualizado às 19h50)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma renúncia ao consumo de um não denota estilo de vida saudável, não é mesmo? Então, não custa nada saber o que é a verdade sobre alimentação e nesse sentido a nutricionista do CEJAM (Centro de Estudos e Pesquisas "Dr. João Amorim") Marlucy Lindsey Vieira vai expor quatros mitos e verdades sobre alimentação.

Mitos e verdades sobre alimentação - Shutterstock
Mitos e verdades sobre alimentação - Shutterstock
Foto: Sport Life

Saiba os quatros mitos e verdades sobre alimentação

Ingerir gordura sempre faz engordar? Independentemente do tipo?

Mito. O ganho de peso corporal é um processo complexo que envolve vários fatores. O consumo de carboidratos refinados, por exemplo, está mais associado ao ganho de peso do que ao consumo de gorduras boas, mas não é por isso que se torna o vilão da alimentação. Uma dica é sempre manter uma dieta equilibrada.

Comer antes de dormir leva ao ganho de peso?

Verdade. Comer um pouco antes de dormir pode ser o suficiente para desencadear diversas alterações metabólicas no organismo. As quais, dessa maneira, contribuem para o aumento do apetite, além de aumentar as chances de ganhar peso ao longo do tempo.

Fazer exercício físico regula o apetite e reduz a fome?

Verdade. O exercício físico pode regular o apetite ao influenciar neurotransmissores que modulam a sensação de fome. Afinal, o que torna uma aliada eficaz na redução do desejo de consumir alimentos em excesso.

Consumir ovo aumenta o colesterol?

Mito. O ovo é um alimento nutritivo, rico em colina, proteínas e gorduras saudáveis sem contraindicações. Estudos demonstraram que o colesterol sanguíneo está mais relacionado à gordura endógena, ou seja, produzida pelo próprio corpo do que pela exógena ingerida por meio da dieta.

Sport Life
Compartilhar
Publicidade
Publicidade