Egito encontra cidade submersa e internautas cogitam a possível descoberta de Atlântida; entenda
Para estudar e entender melhor sobre a sociedade que ali vivia, retiraram elementos selecionados rigorosamente, como estátuas, vasos e outros itens; saiba mais
Na última quinta-feira (21), o Egito revelou que descobriu uma cidade submersa na baía de Abu Qir, mais especificamente, em frente à costa de Alexandria. Dessa forma, para estudar e entender melhor sobre a sociedade que ali vivia, retiraram elementos selecionados rigorosamente, como estátuas, vasos e outros itens. Veja mais detalhes:
Pesquisadores encontram cidade submersa no Egito
De acordo com as autoridades, o local pode corresponder a uma continuidade da antiga cidade de Canopo, que era um importante centro da dinastia que governou o Egito por três séculos. E mesmo depois disso, permaneceu ali por cerca de 600 anos. Porém, terremotos e o aumento do nível do mar, segundo historiadores, devem ter submergido o município, assim como o porto vizinho de Heracleion.
As descobertas
Entre os objetos retirados do mar, estão fragmentos de estátuas enormes, figuras menores que se assemelham a possíveis deuses e faraós, além de vasos e outros itens de decoração. Apesar disso, o ministro de Turismo e Antiguidades, Sherif Fathi, afirmou que encontraram muito mais, como edifícios que podem ter servido para locais de culto, sido casas ou comércios; depósitos e tanques escavados na rocha, que, supostamente, teriam sido utilizados para aquicultura ou armazenamento de água; esfinges pré-período romano, tal qual uma de Ramsés II; um navio mercante, âncoras de pedra e até um guindaste portuário.
Ademais, eles descobriram que o lugar afunda, a cada ano, mais de três milímetros, e está bastante vulnerável às mudanças climáticas.
Seria Atlântida?
Os especialistas responsáveis pela descoberta não cogitaram a possibilidade, mas a novidade fez com que os internautas pensassem que este lugar é Atlântida - suposta ilha que filósofo Platão descreveu como uma sociedade avançada e rica que foi destruída e submersa. E você acha que o ser humano pode ter encontrado a icônica?