PUBLICIDADE

É melhor comer ovo antes ou depois do treino? Entenda

É mais um alimento popular que ajuda no estilo de vida saudável

17 nov 2023 - 13h22
(atualizado às 18h59)
Compartilhar
Exibir comentários

Não importa se é de manhã, tarde ou noite, ou seja, opções é o que não faltam para saborear o ovo, não é mesmo? Inclusive, essa iguaria costuma estar presente de quem cumpre com uma rotina de exercícios físicos, fato que não é o bastante para eliminar dúvida, por exemplo: é melhor comer ovo antes ou depois do treino?

Ovo antes ou depois do treino - Shutterstock
Ovo antes ou depois do treino - Shutterstock
Foto: Sport Life

Entenda se é melhor comer ovo antes ou depois do treino

"Na verdade, comer ovos traz vários benefícios nesses dois horários. Mas agora pensando na performance, nós não podemos abrir mão de um bom pré-treino. Não que no pós-treino o ovo não seja indicado. Muito pelo contrário. Há vários benefícios, mas no pré-treino ele vai te dar também um aporte energético", respondeu em entrevista exclusiva para o Sport Life a personal trainer e nutricionista Aline Becker.

Aline ainda complementou que, além do aporte energético, o ovo também é capaz de aumentar a síntese proteica, de ajudar na construção de massa muscular e, claro, na questão da hipertrofia.

Embora a quantidade de consumo de ovo depende do objetivo, estilo de treino e rotina, uma sugestão de Becker é o acréscimo da porção de claras para que assim possa elevar a dose de proteínas sem subir a parte de gordura. "Uma dica muito legal e por isso que muitas pessoas usam só a clara. A quantidade recomendada é muito peculiar", comentou.

O ovo precisa ser consumido com quanto tempo de antecedência do treino?

"Pelo menos uma hora antes. Vai depender também do processo de digestão de cada indivíduo. Por exemplo: há pessoas que precisam de uma hora e meia para ter aquela boa digestão e fazer um bom treino sem perder a performance ali do treino. Já tem pessoas que metabolizam e digerem mais rápido. Aí já pode estar treinando uma hora depois. Mas pelo menos dá aí um espaço de uma hora para fazer uma boa digestão e não atrapalhar no rendimento dos treinos", detalhou a profissional.

O que vale a pena misturar com ovo para treinar?

Ovo é proteína e sendo assim é necessário saber que para um bom treino e aporte energético precisa haver uma mescla com carboidrato. Detalhe que para esse tipo de mistura há várias alternativas.

"Uma dica muito legal é a banana, porque há alto índice glicêmico e fazemos uma boa digestão rápida para um bom treino. Então, dá para fazer panqueca de banana, que é o ovo, banana e aveia. Sempre buscar alimentos que o nosso corpo faça uma boa digestão para que não atrapalhe no treino. Pode estar misturando também, por exemplo: com pão integral, banana ou até batata doce com carboidratos complexos", indicou.

Procede que uma refeição é obrigatória antes do treino?

"Obrigatório não é, mas vai depender muito do objetivo de cada pessoa. Por exemplo: o pré-treino serve para te dar um substrato energético para você fazer um bom treino, ou seja, para você ter energia disponível para treinar, de musculação, de HIT e qualquer tipo de treino. Mas não é obrigatório. Porém, você consegue render muito mais e, consequentemente, você terá um melhor resultado", concluiu Aline Becker.

Sport Life
Compartilhar
Publicidade
Publicidade