Dia de São Tomé: apóstolo originou a expressão 'ver pra crer'; entenda
Por um momento, o santo chegou a duvidar da fé, mas recebeu a compreensão de Jesus Cristo, que provou seus feitos
São Tomé foi um pescador que, conforme conta o Novo Testamento, se tornou um dos 12 apóstolos após presenciar um milagre nas margens do rio Tiberíades. Ele, então, seguiu Cristo por cerca de três anos. Mas, em meio à Ressureição, a dúvida surgiu e a santidade ganhou a fama daquele que teve que "ver para crer".
"Quando amanheceu, Jesus estava na margem, mas os discípulos não sabiam que era Jesus. O senhor disse: 'Rapazes, vocês têm alguma coisa para comer?'. Eles responderam: 'Não'. Então, Cristo falou: 'Joguem a rede do lado direito da barca e vocês acharão peixe'", diz o texto bíblico sobre o primeiro encontro do santo com a divindade.
São Tomé, aquele que duvidou da fé
No domingo de Ressureição, Cristo apareceu aos seus discípulos, com o intuito de acalmá-los e orientá-los. O santo, no entanto, não estava presente no momento, o que fez com ele demonstrasse descrença sobre os relatos. "Se eu não vir a marca dos pregos nas mãos de Jesus, se eu não colocar o meu dedo na marca dos pregos, e se eu não colocar a minha mão no lado dele, eu não acreditarei", afirmou.
Entretanto, apesar de ter espantado os fiéis, o Senhor entendeu a reação do homem e, oito depois, ressurgiu para realizar o seu pedido. "Desta vez, Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou. Ficou no meio deles e disse: 'A Paz esteja com vocês'. Depois disse para Tomé: 'Estenda aqui o seu dedo e veja as minhas mãos. Estenda a sua mão e toque o meu lado. Não seja incrédulo, mas tenha fé'", aponta o escrito.
O apóstolo, assim, acreditou no retorno do divino, e proclamou 'Meu Senhor e meu Deus!'. De acordo com um trecho dos textos de João, em seguida, Cristo disse a seguinte frase: "Você acreditou porque viu? Felizes os que acreditam sem ter visto." Deste momento, então, originou-se a expressão "ver para crer", muito popular entre os membros da Igreja Católica.
Oração para São Tomé
"Ó Santo Apóstolo, predileto do Senhor, com tua incredulidade curou a nossa, com tua audácia tocaste no corpo glorioso do Senhor. Ensinai-nos a crer sem precedências e a provar da ressurreição do divino Mestre. Amém!"