Dia de Santa Clara de Assis: entenda a origem do título 'padroeira da televisão'
A santidade ficou conhecida por criar a Ordem das Clarissas e realizar um grande milagre em 11 de agosto de 1253
No calendário litúrgico, o dia 11 de agosto é dedicado à celebração de Santa Clara de Assis. Nascida em 1193, ainda durante a juventude, a mulher abdicou dos privilégios da família rica para seguir os passos de Francisco de Assis. A adoração pelo mentor não somente a encaminhou para a vida religiosa, como a consagrou como a padroeira da televisão.
A origem do título
Após abandonar a nobreza para fazer votos de pobreza, castidade e obediência, Clara de Assis esteve ao lado de São Francisco até o falecimento do frade. Por isso, ela viveu em diferentes mosteiros, que funcionavam segundo as regras da santidade. Essa experiência a inspirou a fundar a Ordem das Clarissas, um dos seus principais efeitos.
A santa ficou conhecida, no entanto, após realizar um milagre em 11 de agosto de 1253, um ano antes de morrer. Na data, por estar doente, ela não pôde comparecer a uma missa na Igreja de São Francisco. Clara, então, decidiu fazer uma oração e, nesse momento, a imagem do evento começou a ser projetada na parede seu quarto, possibilitando que ela visse e ouvisse o sermão.
Posteriormente, os fiéis que compareceram à missa conversaram com a santa e relataram que tudo que ela dizia ter presenciado do convento realmente havia acontecido. Assim, reconhecendo esse milagre, em 14 de fevereiro de 1958, o Papa Pio XII a concedeu o título de padroeira da televisão.
Oração para Santa Clara de Assis
"Querida Santa Clara, que fostes motivo de alegria e orgulho para vossos pais e irmãs, que soubestes lhes retribuir o amor e a dedicação com que vos cercaram desde o berço, eu vos consagro minha família e todos que comigo convivem. Bem vedes, querida Santa Clara, como são difíceis os tempos em que vivemos, onde o amor e a fidelidade familiar se tornam quase impossíveis. Sei, contudo, que a Deus nada é impossível e que, com fé e confiança, tudo se alcança. Por isso, imploro confiante: visitai nosso lar e permanecei conosco; e já que sois mais clara que vosso próprio nome, clareai nossa mente e nosso coração, para que possamos permanecer unidos entre nós, e, sobretudo, permanecer fiéis a Deus. Amém."