Se você tem esses sintomas, você não deveria estar bebendo café. "Parar logo é fundamental", diz médico
Ansiedade, palpitações e insônia podem ser sinais de alerta. Saiba quando o café deixa de ajudar e passa a fazer mal.
Para muita gente, o café é sinônimo de energia, mas nem sempre a bebida é uma boa ideia. Quando consumido em excesso ou em pessoas mais sensíveis à cafeína o café pode causar sintomas que são prejudiciais à saúde. O que muitos ignoram é que, em alguns casos, a recomendação médica é simples e direta: parar de beber café.
Segundo o médico nutrólogo Leandro Figueredo, do Instituto Nutrindo Ideais, existem sinais claros de que o café deixou de ser um aliado e se tornou um problema. "Se você percebe que está tendo insônia frequente, palpitações, azia recorrente ou ansiedade aumentada, é fundamental repensar o consumo. Persistir nesses sintomas e continuar tomando café pode trazer riscos maiores para a saúde", alerta.
Leia mais: Pessoas que tomam café preto sem açúcar costumam ter essas 9 atitudes em comum
Sinais de que o café está prejudicando seu corpo
Os sintomas mais comuns incluem dificuldades para dormir, sono agitado, despertares noturnos, aumento da ansiedade e irritabilidade. "Palpitações, que vão desde batimentos acelerados até arritmias, além de sintomas gastrointestinais como azia, cólicas abdominais e diarreia, são sinais de que o café pode estar fazendo mal", explica Leandro.
...
Veja também
Café: veja 12 benefícios e a quantidade recomendada
Como o café afeta a saúde dos nossos rins: um novo estudo deixa claro que devemos beber mais café