Você usa a frigideira certo? Veja 3 erros comuns
Você já comprou aquela panela antiaderente maravilhosa e, poucos meses depois, os alimentos começaram a grudar? A culpa pode não ser da marca, mas sim da forma como a frigideira é utilizada no dia a dia.
Na correria do dia a dia, alguns hábitos podem destruir o revestimento e deformar o material. Para te ajudar a economizar e manter seus utensílios novos por anos, listamos os deslizes mais frequentes que você precisa parar de cometer hoje mesmo.
Cuidados com a frigideira
Choque térmico
Sabe aquele barulhinho de "tsss" quando colocamos a frigideira quente embaixo da torneira fria? Esse é o maior inimigo da sua panela.
A mudança brusca de temperatura entorta o metal (o fundo pode ficar abaulado) e faz o revestimento antiaderente descascar. Portanto, espere a panela esfriar totalmente antes de lavar. Se precisar usar logo em seguida, lave com água morna.
Utensílios de metal
Raspar o fundo da panela com colher de inox ou garfo cria microfissuras. Com o tempo, essas ranhuras aumentam e o Politetrafluoretileno (elemento que produz a antiaderência do utensílio), se solta na sua comida.
Assim, tenha sempre espátulas de silicone, madeira ou bambu. Elas são gentis com o revestimento e resistentes ao calor.
Lado verde da esponja
A parte abrasiva da esponja age como uma lixa. Ao usar a frigideira, a sujeira deve sair fácil. Ou seja, se for necessário esfregar com força, algo está errado.
Use sempre o lado amarelo (macio) da esponja. Se algo grudar muito, deixe de molho em água morna com detergente por 10 minutos antes de lavar.
A cura da panela
Antes de estrear uma frigideira nova, faça a "cura". Lave e seque a panela unte a parte interna com um pouco de óleo e leve ao fogo baixo por 2 minutos.
Em seguida, lave novamente e ela estará pronta para o uso. Isso cria uma camada protetora que potencializa o antiaderente!