Veja alimentos servidos no Natal e Ano-Novo em 11 países
No Ano-Novo, a tradição no Brasil para atrair boa sorte é uma combinação de lentilha e uvas, mas nem todos os países têm os mesmos costumes para celebrar esse momento. No Japão, por exemplo, comer um prato de macarrão é uma forma de atrair prosperidade para essa nova fase. Já em Quebec, no Canadá, o que marca a passagem é a tourtière, uma torna de carne. O site Travel and Leisure selecionou 11 alimentos tradicionais para comemorar o Réveillon em outros países. Confira a seguir.
Canadá – Tourtière: o costume de comer tourtière no final do ano vem de Quebec, no Canadá. Trata-se de uma torta feita com carne finamente picada (ou salmão em áreas costeiras), servida com catchup na véspera de Natal e Réveillon.
Singapura – Curry Devil: servido no dia 26 de dezembro, também chamado de “Boxing Day”, este prato é feito das sobras de Natal, como frango, salsicha, repolho e pepino, servidos com um molho apimentado.
Japão – Toshikoshi Soba: segundo uma tradição antiga no Japão, comer um prato de macarrão de trigo antes da meia-noite, na véspera do Ano-Novo, traz longevidade e prosperidade para os próximos 12 meses.
Romênia – Sarmale: em Bucareste, capital da Romênia, a tradição antes do Natal é comer sarmale, um repolho envolto em carne, arroz e cozido com molho de tomate.
Filipinas – Bibingka: esse é um quitute servido durante o Natal nas Filipinas. Bibingka é preparado com farinha de arroz, leite de coco em folhas de banana e coberto por kesong puti (queijo branco local), coco ralado e ovo de pato.
Rússia - Sopa de cogumelos: sopa feita com cogumelos e engrossada com cebolas refogadas em óleo e farinha. Esse é um dos doze pratos servidos na noite sagrada de 6 de janeiro.
Suécia – Jansson’s Temptation: o prato é uma homenagem à estrela de ópera do país Pelle Janzon. Feito com batatas, cebola, creme de leite e pedaços de pão, Jansson’s Temptation é servido nas festas de fim de ano na Suécia.
Itália – Enguia: os italianos costumam fazer enguia, um peixe alongado com formato de cobra, para o Natal. O especiaria é frita e servida para comemorar o feriado.
China: Tangyuan (no norte) e Yuanxiao (no sul): bolinhos feitos com farinha de arroz e mergulhados em uma calda doce ou salgada. O prato é servido durante o Festival da Lanterna, que marca o Ano-Novo lunar.
México - Romeritos y Mole: uma massa feita com camarão e ovos, preparada como panqueca e temperada com uma planta indígena chamada Romerito. No México, é servido durante os nove dias que antecedem o Natal.
Etiópia – Yebeg Wot: muitos agricultores compram cordeiros com antecedência para engordá-los até o Natal e preparar este prato amanteigado e servido com temperos típicos da Etiópia.