Gastronomia do cerrado: aprenda 10 receitas típicas
Mangaba, guariroba, pequi ou baru. Se esses nomes soam estranhos aos seus ouvidos - e desconhecidos ao paladar -, provavelmente você não mora no centro-oeste brasileiro. Isso porque são iguarias típicas da região, que deixam os pratos com a cara e o gostinho do cerrado.
Tanto que o chef Carlos Pinheiro, mais conhecido como Carlão, do Rio Quente Resorts, que fica no interior de Goiás, define esse grupo de alimentos como “cartas na manga” para sua culinária. “Vivi toda a minha vida em Caldas Novas, no coração do cerrado; então, resgatei memórias do meu passado, como o preparo da rapadura, que meu pai fazia tão bem, além de outros conhecimentos que foram passando de geração a geração. Ao mesmo tempo, mergulhei fundo na pesquisa sobre os produtos típicos da nossa terra e passei a usá-los para dar um toque especial aos pratos criados”, explica.
Para ele, combinar sabores do cerrado com a gastronomia internacional é o segredo para criar pratos irresistíveis. E é dessa forma que Carlão preparou dez receitas saborosas típicas da região. Tem arroz de pequi, medalhão de filé mignon com crosta de baru e até risoto de bacalhau com banana da terra. Confira na galeria e aprenda a fazer em casa.
As sugestões são do chef Carlos Pinheiro, do Rio Quente Resorts, em Rio Quente - GO
O Terra viajou a Rio Quente a convite do Rio Quente Resorts.