Confira como montar um jantar de Rosh Hashaná
Neste domingo (16) comemora-se o Rosh Hashaná, o Ano-Novo judaico. “Essa é uma das datas mais importantes para nós. Mesmo que passe o ano sem ver um parente que mora longe, a família toda se reúne para celebrar essa noite”, conta o chef Nir Baruch, do Delishop Restaurante.
Existem dois tipos de culinária judaica, a sefaradi, dos judeus do oeste europeu e norte da África, e a ashkenazim, proveniente do leste europeu e Ásia, porém alguns pratos e tradições são comuns às duas. “Um ritual de Rosh Hashaná é comer a maçã mergulhada no mel, que simboliza o desejo de um ano novo doce”, explica Nir.
Segundo o chef, há algumas comidas que não podem faltar no jantar de ano novo, como o peixe, geralmente na forma de gelilfe fish, prato típico judaico. “O peixe possui diversas representações. Ele é um animal forte, símbolo de fartura e sobrevivência. Também há a tradição de comermos a cabeça de peixe assada, para estarmos sempre no topo e nunca no rabo”, explica ele. O patê de fígado com ovo, símbolo do nascimento, também é tradicional e serve de acompanhamento para o chalá, pão judaico redondo trançado. Para o prato principal vale vitela, filé mignon ou frango, acompanhados de saladas e alimentos variados.
Em um jantar sefaradi também é comum encontrar a sopa de alho-poró e abóbora, que são plantas de crescimento rápido e sinal de abundância. “Temos vários caldos. A sopa de frango é até conhecida como penicilina judaica. Quem toma nunca fica gripado”, conta Nir. Já na hora da sobremesa os doces com mel e as frutas com sementes, que representam o desejo de realizar muitas ações no próximo ano, dominam. "O bolo de nozes e mel costuma ser um presente de ano novo", revela ele.
As opções para completar o banquete, geralmente regado a vinho, especialmente os doces e licorosos, são inúmeras, mas o que vale realmente é a festa. “Posso dizer que cerca de 90% da gastronomia judaica é feita de pratos comemorativos. O alimento é uma parte da celebração em que o mais importante é a reunião familiar e dos entes queridos”, afirma o chef.
Confira um menu para Rosh Hashaná, sugerido pelo chef Nir Baruch, do Delishop Restaurante:
Entrada
Gefilte Fish
Rendimento: 10 porções
Tempo de preparo: 2 horas
Tempo de cozimento: 1 hora e 15 minutos
Acompanhamento: Sirva este petisco com vinho branco da Borgonha elaborado com uvas Chardonnay
Ingredientes
Para o caldo:
1 carpa de 2kg
4,5 litros de água
2 talos de salsão
2 cenouras descascadas
2 cebolas inteiras
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
Açúcar a gosto
Para o guefitel fish:
1 ovo
1 cebola pequena picada
4 colheres (sopa) de farinha de matza
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
Açúcar a gosto
1 cenoura cozida em rodelas
Modo de preparo
Caldo:
Limpe bem a carpa e guarde a cabeça e a carcaça. Coloque água em uma panela grande e acrescente o salsão, a cenoura, as cebolas inteiras, a cabeça e a carcaça do peixe. Adicione o sal, a pimenta e o açúcar. Ligue em fogo médio e após levantar fervura deixe por mais 15 minutos.
Gefitel fish:
Corte a carpa em cubos grandes e coloque em um processador junto a cebola picada até formar uma massa homogênea. Retire a mistura do processador e coloque em uma tigela. Acrescente o ovo, a farinha e acerte o sal, a pimenta e o açúcar. Forme bolinhos do tamanho da palma de uma mão e coloque em uma panela. Acrescente metade do caldo do peixe e cozinhe por 1 hora. Retire os bolinhos e coloque-os em um refratário. Acrescente o restante do caldo até chegar a metade do recipiente. Decore com cenoura e leve a geladeira por 3 horas. Sirva com chreim.
Chreim (molho para o guefilte fish)
Rendimento: 10 porções
Tempo de preparo: 2 horas e 15 minutos
Ingredientes
6 beterrabas cozidas
100 ml de vinagre branco
3 colheres (sopa) de açúcar
4 colheres (sopa) de raiz forte ralada
Sal a gosto
Modo de preparo
Em uma tigela, rale as beterrabas e acrescente o vinagre, o açúcar, a raiz forte e acerte o sal. Leve a geladeira por 2 horas.
Prato Principal
Frango Assado com Ervas e Mel
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 1 hora e 20 minutos
Tempo de cozimento: 1 hora
Acompanhamento: vinho tinto da região do Chianti, na Toscana, elaborado com uvas Sangiovese
Ingredientes
4 coxas de frango com pele
4 sobrecoxas de frango com pele
2 xícaras (chá) de vinho branco
2 batatas grandes descascadas e cortadas em cubos de 2cm
8 ramos de tomilho
1 colher (chá) de páprica doce
2 dentes de alho picado
Suco de 1 limão
1/2 xícara (chá) de mel
2 xícaras (chá) de caldo de frango
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
Modo de preparo
Em uma assadeira, tempere os pedaços de frango com páprica, alho, sal e pimenta. Coloque os ramos de tomilho por cima do frango. Cubra com um papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 180°C por 30 minutos. Tire do forno, retire o papel alumínio e coloque as batatas em volta dos pedaços de frango. Em um recipiente misture o mel ao suco de limão, regue o frango e leve ao forno sem o papel alumínio por mais 30 minutos.
Sobremesa
Bolo de Nozes e Mel
Rendimento: 8 porções
Tempo de preparo: 1 hora
Tempo de cozimento: 50 minutos
Acompanhamento: sirva com uma taça de vinho branco de uvas Moscatel de Setubal
Ingredientes
3 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de canela em pó
1 colher (chá) de bicabornato de sódio
1/2 colher (chá) de cravo em pó
4 ovos
1 xícara (chá) de açúcar
1/4 de xícara (chá) de óleo de soja
1 xícara (chá) de mel
1/2 xícara (chá) de café pronto frio
1/4 de xícara (chá) de conhaque
100g de uvas passas brancas
100g de nozes descascadas
Casca ralada de 1 limão
8 nozes divididas ao meio
Modo de preparo
Em um recipiente junte a farinha, o fermento, a canela, o bicarbonato e o cravo. Misture bem e reserve. Bata os ovos na batedeira por 4 minutos e aos poucos acrescente o açúcar. Bata por mais 4 minutos. Acrescente o óleo, o mel, o café, o conhaque, as uvas passas, as nozes e a casca de limão. Bata bem até formar uma massa homogênea. Acrescente a mistura de farinha de trigo. Unte uma forma com manteiga e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 50 minutos. Retire do forno, coloque as nozes picadas ao meio e deixe esfriar.