PUBLICIDADE

Como saber se a carne está estragada? Veja dicas

Questões como aparência e cheiro podem indicar se a carne está estragada; saiba mais e se proteja melhor dos riscos

16 mai 2024 - 11h36
(atualizado às 16h46)
Compartilhar
Exibir comentários

Comer carne estragada pode ser bastante perigoso. As bactérias e toxinas ali presentes são capazes de causar uma intoxicação alimentar, trazendo sintomas como vômitos, dor de cabeça, febre e diarreia. Se o problema não for tratado, a situação fica ainda pior, podendo evoluir para doenças graves e até letais.

Por isso mesmo, é muito importante tomar cuidado para não acabar ingerindo uma carne que já estragou. Armazenar o alimento corretamente, em freezers ou geladeiras em temperatura de 0 °C a 2 °C, por exemplo, é essencial.

Além disso, também é interessante saber reconhecer quando a carne está estragada, para evitar comê-la se for o caso. Vários aspectos podem ajudar nesse sentido, como o cheiro, o visual e a textura do alimento.

A seguir, veja 5 dicas para saber se a carne está estragada:

Veja como reconhecer carne estragada
Veja como reconhecer carne estragada
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Verifique a data de validade

Essa dica pode parecer óbvia, mas às vezes as pessoas se esquecem de fazer isso. Se a carne estiver fora da validade, não vale a pena arriscar comê-la. Inclusive, se você for ao supermercado e um pacote não tiver essa data escrita, não o compre.

Olhe a cor

A carne tem uma cor avermelhada e, após comprar várias vezes, você já se acostuma com o seu tom exato. Por isso, pode perceber se ela estiver diferente - caso isso ocorra, não coma.

Analise o cheiro

Essa é a maior indicação de que a carne está estragada. Está cheirando mal, como se houvesse ranço ou mofo ali? Então não está boa para consumo. Às vezes, ela ainda não está com aparência ruim, entretanto o odor entrega que ela já começou a estragar.

Perceba a textura

A carne bovina, quando fica velha, pode acabar com uma textura viscosa pu pegajosa, por conta da proliferação das bactérias. Outro sinal disso são áreas pretas ou verdes em sua superfície. Ao perceber qualquer uma dessas coisas, jogue fora o alimento.

E após o preparo?

Se você já preparou a carne, porém está desconfiado de que ainda possa haver algo errado, preste atenção, mais uma vez, à textura e à aparência. Quando estragada, ela pode ter pedaços viscosos ou manchas no seu interior. Se comer e o gosto estiver diferente, também é preciso parar imediatamente.

Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade