PUBLICIDADE

Benefícios do açaí: conheça os poderes nutritivos da fruta

Nutricionista explica como o açaí tem diversos benefícios para o organismo humano e dá dica de como incluí-lo na alimentação

19 fev 2024 - 14h00
Compartilhar
Exibir comentários

Queridinho de muitos brasileiros, o açaí é uma fruta originária da Amazônia e é mais apreciado ainda na época de calor. Mas você sabia que essa delícia, além de tudo, é saudável e bem nutritiva?

Os benefícios do açaí são tantos que não acabam mais!
Os benefícios do açaí são tantos que não acabam mais!
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Isso mesmo! O açaí é um alimento funcional e que promove o bem-estar. A nutricionista Flávia Ribeiro lembra, porém, que é preciso tomar cuidado com como consumi-lo, para aproveitar ao máximo suas vantagens.

"Muitas pessoas optam por adicionar leite condensado, leite em pó ou chocolate, e é importante notar que esses complementos podem tornar a refeição mais calórica e menos nutritiva. Vale ressaltar também que precisamos observar os rótulos do açaí que compramos para consumo, pois muitos deles vem adicionado de açúcares, xaropes, corantes e afins", diz.

Ou seja, para consumir o alimento mais vezes na rotina, o mais recomendado é que ele não tenha esses complementos e adicionais. Assim, o açaí será só benefícios.

A seguir, conheça alguns desses benefícios do açaí, segundo a professora do curso de Nutrição do UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau Recife:

Ajuda contra os radicais livres

Rico em antioxidantes e com alto teor anti-inflamatório, um dos benefícios do açaí é que ele ajuda a neutralizar os danos causados pelos radicais livres (moléculas instáveis). Assim, ele protege as células do corpo contra o envelhecimento precoce e reduz o risco de doenças crônicas, como câncer e doenças cardiovasculares.

Esses benefícios são derivados das propriedades nutricionais do açaí, que incluem polifenóis, vitaminas C, E, B1 e B2, ômega 9, anticitocinas, fibras, carboidratos e proteínas.

É bom para o sistema digestivo

A fruta roxa é uma excelente fonte de fibras essenciais para o bom funcionamento do sistema digestivo. "O consumo regular de fibras pode ajudar a regular o trânsito intestinal, prevenir a constipação e mesmo controlar os níveis de açúcar no sangue, sendo especialmente benéfico para pessoas com diabetes", explica.

Previne a anemia e controla os níveis de colesterol

Como é rico em ferro, o açaí auxilia na prevenção da anemia. Fora isso, ele equilibra os níveis de colesterol, prevenindo a aterosclerose e a formação de coágulos e promovendo o relaxamento dos vasos sanguíneos.

Fornece energia instantânea

Você já notou que muitas pessoas que praticam atividades físicas incluem o açaí no seu pré e pós-treino? É exatamente por isso, segundo a professora. A fruta é uma fonte de energia instantânea, graças à sua alta concentração de carboidratos naturais, então consegue fornecer um impulso de energia rápido e duradouro.

Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Publicidade