Pesquisadores estudaram se alimentos quentes são mais saudáveis do que os frios, e estas foram suas conclusões surpreendentes
Estudos apontam que o segredo não está só na temperatura do prato; entenda mais
Muitos fatores influenciam no efeito que os alimentos provocam em nosso corpo. Pensando nisso, um grupo de pesquisadores decidiu investigar se a comida quente é mais saudável do que a fria — e os resultados surpreendem.
Comida quente: mais saudável e saciante?
A temperatura em que os alimentos são consumidos pode interferir na sensação de saciedade. Pesquisas anteriores já apontavam que refeições quentes tendem a proporcionar maior satisfação.
Um estudo da Western Washington University, realizado com 120 participantes que receberam o mesmo sanduíche em versões fria e quente, mostrou que aqueles que comeram a opção fria relataram não se sentir totalmente satisfeitos. Como consequência, consumiram automaticamente uma porção extra de torta ou pães.
Isso confirma mais uma vez que a comida quente tende a gerar maior saciedade. No entanto, isso não significa necessariamente que seja a opção mais saudável, já que a composição nutricional dos alimentos tem um peso decisivo nesse processo.
O estudo em questão não considerou, por exemplo, que pratos quentes geralmente exigem mais preparo e costumam incluir ingredientes ricos em fibras, como verduras, legumes e grãos integrais, que ajudam a prolongar a saciedade. Já uma refeição fria pode se resumir a um sanduíche carregado de gorduras e amidos, com efeito mais viciante no organismo.
...
Veja também
Não consegue soltar pum? Veja o que os gases podem revelar sobre sua alimentação
Brócolis assado: a melhor receita, com apenas três ingredientes, para uma refeição deliciosa