PUBLICIDADE

Ovo cozido: saiba qual o tempo certo de cozimento

Saiba quanto tempo leva para o ovo estar totalmente cozido e acerte no preparo desse alimento tão consumido pelos brasileiros

18 jun 2024 - 14h24
(atualizado em 19/6/2024 às 12h47)
Compartilhar
Exibir comentários
Dicas ajudam a certar no preparo do ovo cozido –
Dicas ajudam a certar no preparo do ovo cozido –
Foto: Shutterstock / Alto Astral

O ovo é um alimento muito consumido pelos brasileiros. Em 2023, cada brasileiro consumiu, em média, 242 ovos ao longo do ano, de acordo com Associação Brasileira de Proteína Animal (Abpa). 

Além de frito e mexido, o ovo pode ser ingerido cozido, mas muita gente tem dificuldade em acertar o tempo de cozimento do ovo. Para aprender a fazer o ovo cozido perfeito, confira abaixo como cozinhar o alimento da maneira correta. 

Qual o tempo de cozimento do ovo? 

O tempo de cozimento do ovo varia muito, pois depende de como você prefere a consistência do ovo cozido. Se você gosta, por exemplo, da gema dura, mas não passada, o tempo é de 12 minutos. Se você quer o ponto do ovo com gema cremosa, mas não crua, e a clara bem cozida, o tempo de fervura é de 7 minutos. Já se você prefere o ovo cozido mole, com a clara cozida, porém macia, e a gema bem mole, cozinhe o ovo por 4 minutos.

Truques para cozinhar o ovo perfeito

Agora que você sabe deixar o ovo no ponto certo, confira algumas dicas que podem ajudar a preparar o ovo cozido perfeito: 

1. Faça um pequeno furo na casca

Faça um pequeno furo com agulha na extremidade mais larga do ovo antes de colocá-lo na água para cozinhar. Isso permite que o ar escape durante o cozimento, reduzindo a pressão interna e minimizando o risco de rachar a casca. 

2. Coloque o ovo com cuidado na água

Utilize uma escumadeira ou utensílio semelhante para abaixar o ovo suavemente na água, evitando que ele caia de uma altura elevada. 

3. Reduza o fogo quando colocar o ovo para cozinhar

Reduzir o fogo quando colocar o ovo para cozinhar evita que a água ferva com tanta força que jogue o ovo de maneira um pouco mais abrupta que o ideal e o quebre.

Descubra quanto tempo leva para o ovo cozinhar e prepare um ovo cozido perfeito
Descubra quanto tempo leva para o ovo cozinhar e prepare um ovo cozido perfeito
Foto: Shutterstock / Alto Astral

4. Utilize ovos em temperatura ambiente

Colocar o ovo frio diretamente em água quente para ferver aumenta as chances dele quebrar. Isso ocorre porque os gases aquecem e se expandem dentro da casca, aumentando a pressão e fazendo com que eles se quebrem. Por isso, deixe o ovo atingir a temperatura ambiente antes de utilizá-lo. 

5. Espere o ovo cozido esfriar para descascá-lo

Durante o resfriamento, a clara do ovo se contrai, afastando-se da casca, criando um pequeno espaço entre a clara e a casca. Isso torna a remoção da casca muito mais fácil.

6. Descasque o ovo cozido sob água corrente

Segure o ovo sob água corrente enquanto descasca. A água ajuda a lubrificar a casca restante e a soltá-la da clara do ovo.

Ovo e mais: 5 alimentos que você pode congelar e talvez não saiba Ovo e mais: 5 alimentos que você pode congelar e talvez não saiba

Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade