Muita gente considera congelar o pão o truque perfeito, mas poucos sabem se isso faz mal à saúde
Especialistas indicam os melhores tipos, como conservar bem e o que a ciência diz sobre possíveis impactos
Cada vez mais se fala sobre congelar o pão, seja em artigos, vídeos ou nas redes sociais. Apesar de essa prática ser apontada como bastante benéfica e até considerada um verdadeiro truque de cozinha, ela ainda levanta dúvidas: será mesmo uma boa ideia? Há riscos para a saúde? A resposta rápida é: só funciona bem se for feito do jeito certo.
Perda de propriedades?
Assim como acontece com muitos outros alimentos, o principal objetivo de congelar o pão é conservá-lo por mais tempo. A dúvida que permanece, no entanto, é se isso compromete seus benefícios nutricionais.
"Podemos ficar tranquilos, porque o pão, ao ser congelado, não perde propriedades nutricionais. O que pode mudar, às vezes, é a textura ou o sabor", explicou a nutricionista Nuria Romero ao jornal Ideal.
Tipos de pão
Mas não basta simplesmente colocar no congelador aquele pão de forma recém-comprado no supermercado. A nutricionista recomenda escolher tipos específicos que suportam melhor esse tipo de conservação.
Pães integrais ou de centeio são os que se destacam, eles tendem a manter melhor a textura e o sabor, especialmente quando são descongelados no forno ou na torradeira. "Os que são menos tostados, já que conservam melhor o equilíbrio de umidade entre a casca e o miolo", esclarece.
Como congelar o pão?
...
Veja também
Diabetes: o que é, tipos, sintomas, remédios e se tem cura
Pessoas que incluem esse composto na dieta envelhecem melhor e vivem mais
Nem atum, nem salmão: este é um dos peixes mais saudáveis e completos, além de barato
Muita gente considera congelar o pão o truque perfeito, mas poucos sabem se isso faz mal à saúde