Mantenha longe! Essas frutas e legumes fazem outros vegetais por perto estragarem mais rápido
Alimentos que emitem etileno devem ficar afastados dos que são sensíveis a ele. Confira quais!
Você já reparou que algumas frutas e legumes parecem estragar mais rápido em certas situações? Isso pode ser um indício de que o armazenamento não está sendo feito do modo correto.
Todos sabem que há alimentos que devem ser guardados em locais refrigerados, enquanto outros devem ser armazenados em locais secos e arejados. O que muita gente ainda não conhece é o fenômeno que ocorre quando há a junção de algumas frutas e legumes específicos: eles podem acelerar o processo de amadurecimento e fazer com que outros vegetais estraguem mais rápido.
Ana Paula Arantes, nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais, explica a razão por trás desse fenômeno. "Algumas frutas liberam um gás etileno, que pode acelerar o amadurecimento de outros frutos. Legumes como cebola e batata também estão entre os principais responsáveis pelo apodrecimento de outros alimentos, devido à umidade".
Leia também: 6 alimentos que aumentam a energia e dão disposição
Quais alimentos não devem ser guardados juntos?
No geral, alimentos que liberam muita umidade, como cebola, batata e frutas com alto teor de água, podem favorecer o desenvolvimento de fungos e bactérias e, consequentemente, acelerar o processo de deterioração em outros alimentos.
...
Veja também
Intoxicação alimentar: o que é, sintomas e como tratar
Pode lavar alimentos com água sanitária? Nutricionista responde!
Como escolher fruta no hortifruti sem precisar ficar apertando elas
Frutas que causam excitação: descubra quais delas estimulam o desejo