Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Governo alerta sobre fraude em azeites e determina recolhimento de 30 mil litros

Fiscalização do Ministério da Agricultura identificou adulteração nos produtos, que continham outros óleos vegetais

21 fev 2025 - 21h02
(atualizado às 21h10)
Compartilhar
Exibir comentários
Conheça algumas dicas sobre o azeite
Conheça algumas dicas sobre o azeite
Foto: Shutterstock / Alto Astral

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), emitiu um alerta sobre a comercialização de azeites de oliva das marcas Doma e Azapa, identificadas como fraudulentas. A fiscalização, conduzida pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (DIPOV), constatou que os produtos estavam adulterados com outros óleos vegetais, tornando-os impróprios para consumo.

As amostras, analisadas pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA), revelaram a irregularidade, levando à desclassificação dos lotes de 2024 e ao recolhimento de 30.990 litros do produto. As marcas desclassificadas, Doma e Azapa, tiveram os lotes coletados no Rio Grande do Sul.

De acordo com a Instrução Normativa nº 01/2012, que regulamenta os padrões de identidade e qualidade do azeite de oliva, a comercialização de itens fora das especificações é considerada infração.

O Mapa reforça que consumidores que compraram os produtos podem exigir a substituição conforme o Código de Defesa do Consumidor. Além disso, denúncias sobre a venda de azeites irregulares podem ser feitas por meio do canal Fala.BR, informando o local de compra.

Preços do azeite: alta em 2024 e alívio em 2025? Preços do azeite: alta em 2024 e alívio em 2025?

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade