Essa fruta comum ajuda a disparar o hormônio da felicidade e a equilibrar o humor e o bem-estar geral
De baixo custo, ela é perfeita para começar o dia feliz e com muita saciedade
É provável que muita gente já sabe que ter uma alimentação balanceada, com uma boa variedade de nutrientes, é uma das principais chaves para manter o corpo em forma e a saúde física em dia. Mas o que, talvez, alguns desconhecem, é que a alimentação também desempenha um papel importante no bem-estar mental.
Ao MinhaVida, Letícia Carbinatti, nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais, explica como a comida pode afetar positivamente o nosso humor.
"Dietas ricas em polifenois, gorduras poli-insaturadas e vitaminas estão associadas a efeitos positivos na saúde mental, incluindo melhorias no humor, redução do estresse, diminuição da neuroinflamação e menor risco de declínio cognitivo, especialmente em idosos".
Leia também: 14 frutas que devem (ou não) ir para a geladeira
Alimentos que afetam negativamente o bem-estar mental
Embora seja essencial para a manutenção e melhoria da saúde mental, a alimentação também pode influenciar o humor e o bem-estar de forma negativa. Isso vai depender, é claro, do tipo de alimento ingerido.
Conforme a especialista, uma alimentação rica em gorduras e açúcares, por exemplo, está relacionada a um maior risco de transtornos como TDAH, depressão e ansiedade. Ela destaca, ainda, que o problema não está apenas nos excessos, mas também na falta, como deficiências nutricionais.
...
Veja também
Estresse: quais os sintomas físicos e emocionais?
Ansiedade não é apenas ter crises, ela pode se apresentar dessas 5 formas, segundo a psicologia
Crise de ansiedade: 12 sintomas antes de um episódio
Esse chá leva apenas 1 ingrediente e tem o poder de deixar a pele lisa e jovial