PUBLICIDADE

Dia dos Povos Indígenas: conheça alimentos de origem indígena!

Da já conhecida pipoca ao bolo de milho, diversas receitas típicas do Brasil foram criadas pelos povos indígenas e se enraizaram no país.

18 abr 2024 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
O Dia dos Povos indígenas é uma data brasileira que celebra e lembra a cultura dos povos indígenas brasileiros, assim como alimentos que foram criados por esses mesmos povos, como o Açaí, a moqueca de peixe, farinha mandioca e a paçoca.
Indígena cozinhando comida típica da culinária cotiadiana dela.
Indígena cozinhando comida típica da culinária cotiadiana dela.
Foto: FG Trade / Getty Images

Comemorado no dia 19 de abril, o Dia dos Povos Indígenas é uma data brasileira na qual celebramos a diversidade da cultura dos povos indígenas que já habitaram ou seguem habitando o Brasil.

E uma das principais partes da cultura de qualquer lugar é a comida. Isso não é diferente nos povos indígenas: parte da culinária brasileira, os ingredientes e pratos de origem indígena são consumidos em todas as partes do país, mas poucas pessoas sabem disso.

Por isso, nesse texto, vamos te mostrar alguns sabores que tem origem em pratos dos povos indígenas e são muito comuns no Brasil inteiro!

O que é o Dia dos Povos Indígenas?

O Dia dos Povos Indígenas é uma data brasileira na qual se celebra e lembra a cultura dos povos indígenas brasileiros — tanto os que foram extintos, quanto os que ainda habitam o território do país.

Essa data foi criada em 1943, durante o governo Getúlio Vargas, na era do Estado Novo, sendo celebrado todo dia 19 de abril. Antes, era conhecido como “Dia do Índio”, mas o nome foi alterado com o objetivo de “representar de maneira mais apropriada a diversidade cultural e étnica dos povos originários”.

Dia dos Povos Indígenas: Conheças alimentos de origem indígena

Açaí, tapioca, pamonha, pipoca: você gosta de algum desses pratos? Pois saiba que gosta de pratos típicos dos povos indígenas!

Apesar dos pratos terem passado por muitas mudanças ao longo do tempo, tanto por influência de povos colonizadores quanto pelas adaptações regionais que são feitas pelo Brasil, todos esses alimentos são herança cultural dos povos indígenas.

Açaí

Uma das sobremesas favoritas dos brasileiros pelo seu sabor e pela energia proporcionada por ele, o açaí é uma fruta que era consumida pelos povos indígenas e, com o passar do tempo, foi adaptada pelos brasileiros para se tornar a polpa que comemos hoje em dia.

Entre as receitas que podem ser feitas com o açaí estão o açaí na tigela — que conta com os acompanhamentos mais variados possíveis e pode agradar todos os gostos — e o suco de açaí.

Canjica ou Mungunzá

Esse é um daqueles pratos que recebe vários nomes pelo Brasil: chamado de mungunzá no Nordeste e no Norte e de canjica em estados do Sudeste, Sul e Centro-Oeste, esse prato é, originalmente, feito de milho branco e foi criado pelos tupinambás.

Assim como outros pratos típicos, ela foi adaptada em várias cidades do Brasil e, hoje em dia, é parte importante das festas juninas que acontecem pelo país. Geralmente, a canjica leva o milho branco, leite de coco, leite condensado e coco ralado ou fresco. 

Vale lembrar que o que no Sudeste é conhecido como curau, aquele creme de milho adocicado com canela, é chamado de canjica no norte e no nordeste. Ou seja, cuidado para não confundir.

Chimarrão

Bebida típica dos gaúchos, o chimarrão era costumeiramente consumido pelos povos guaranis, aimarás e quinchas na região mais ao sul da América do Sul.

Chamada pelos povos indígenas de "caá-i", que significa água de erva, o chimarrão da época era feito de folhas picadas e água quente e consumido em um recipiente feito de fibras trançadas.

O chimarrão atual tem variedades de receitas, como o chimarrão alcoolizado — que leva uísque.

Mandioca

Também chamada de macaxeira ou aipim, a mandioca é o ingrediente principal e a matéria-prima de uma série de pratos típicos e preparos brasileiros, incluindo aí o beiju, que tem massa feita de mandioca, a tapioca, feita da goma de tapioca, e a farinha de mandioca, um acompanhamento famoso por sua versatilidade.

Porém, o que poucos sabem é que a receita do bolo de mandioca é mais antiga do que o acreditamos: ele já foi uma fonte de nutrição para povos indígenas e, hoje em dia, ganhou variações como o bolo de mandioca com coco.

Milho

O milho é um dos grãos mais utilizados na culinária brasileira, sendo ingrediente principal em bolos, pães, doces e diversos outros preparos que são amados pela população.

E isso não era diferente com os povos indígenas que originaram o Brasil: esse era um dos principais ingredientes usados por eles, a ponto de diversos pratos típicos feitos de milho receberem nomes de origem indígena e serem populares até hoje.

Alguns deles são a pamonha — cujo nome tupi é uma variação da palavra “pamuna”, que significa “pegajoso” e tem variações salgadas e doces —, o bolo de milho e a pipoca.

Moqueca

A moqueca de peixe, famosa pelo Brasil, vem do tupi “pokeka” e significa “assado de peixe”.

Hoje em dia, as moquecas possuem diversas versões, inclusive versões veganas e com outros peixes, como o bacalhau, que podem agradar o paladar de qualquer um.

Paçoca

Quem não gosta de uma paçoquinha de amendoim? Essa deliciosa sobremesa também tem origem indígena!

Seu nome vem do tupi “po-çoc”, que significa “esmigalhar”. Feita de amendoim, açúcar e sal, a paçoca é, além de um doce gostoso por si só, o ingrediente principal de diversos pratos, que vão do brigadeiro de paçoca ao bolo de paçoca.

Pirão

Feito com caldo e farinha, o pirão — palavra que significa “papa grossa” — foi um prato criado para reaproveitar as sobras de comida, evitando o desperdício.

Apesar do pirão tradicional ser feito de caldo de peixe e farinha de mandioca, existem diversas versões para esse prato.

Tacacá

O tacacá, que nos últimos meses tem se popularizado entre os brasileiros devido aos memes com a música "Voando pro Pará", de Joelma, é um prato típico paraense que foi preparado pela primeira vez pelos povos indígenas do Pará.

Ele leva em sua composição a goma de tapioca — feita de mandioca —, o tucupi, que é um caldo feito à base de mandioca, camarões e jambu, uma erva que promove a sensação de dormência na boca quando consumida.

Qual a importância dos alimentos de origem indígena?

Conhecer os alimentos de origem indígena é uma forma de conhecer a cultura dos povos originários brasileiros e, consequentemente, de conhecer a cultura brasileira. 

Isso porque a cultura desses povos foi muito importante para a formação da cultura brasileira e seus pratos típicos acabaram se enraizando nos hábitos alimentares dos colonizadores e, consequentemente, do povo que habita o Brasil.

No Terra Degusta, você descobre mais receitas típicas brasileiras para se deliciar!

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade